๐‚๐š๐›๐จ ๐•๐ž๐ซ๐๐ž ๐ง๐จ ๐‚๐€๐: ๐ž๐ง๐ญ๐ซ๐ž ๐จ ๐š๐›๐ฌ๐จ๐ฅ๐ฎ๐ญ๐จ ๐ž ๐จ ๐ซ๐ž๐ฅ๐š๐ญ๐ข๐ฏ๐จ | Dai Varela

1 de fevereiro de 2024

๐‚๐š๐›๐จ ๐•๐ž๐ซ๐๐ž ๐ง๐จ ๐‚๐€๐: ๐ž๐ง๐ญ๐ซ๐ž ๐จ ๐š๐›๐ฌ๐จ๐ฅ๐ฎ๐ญ๐จ ๐ž ๐จ ๐ซ๐ž๐ฅ๐š๐ญ๐ข๐ฏ๐จ

O desempenho da nossa Seleรงรฃo de Futebol no Campeonato Africano das Naรงรตes (CAN) traz um interessante debate entre as perspectivas relativa e absoluta. Como sabemos, hรก uma discrepรขncia populacional entre Cabo Verde, uma naรงรฃo insular com uma populaรงรฃo relativamente pequena, e os grandes paรญses africanos, cujas populaรงรตes sรฃo significativamente maiores.



A anรกlise absoluta tende a favorecer os paรญses com maiores populaรงรตes. Teoricamente, naรงรตes como Nigรฉria, Egito, Gana e รfrica do Sul, com as suas populaรงรตes volumosas, possuem uma base maior de talentos de onde escolher os seus atletas. Logo, eles tรชm uma maior probabilidade de descobrir jogadores excepcionais e formar equipas competitivas. Se Cabo Verde tivesse se intimidado com o absoluto teria perdido com o Gana, Moรงambique ou Egipto e nรฃo estaria na fase seguinte como lรญder do grupo. Digno de celebraรงรฃo!

Mas a nossa Selecรงรฃo de Futebol aplica a anรกlise relativa para nos proporcionar uma perspectiva diferente, na qual o sucesso รฉ medido nรฃo apenas por conquistas absolutas, mas tambรฉm pelo desempenho em relaรงรฃo ร s capacidades e recursos disponรญveis. Com a nossa pequena populaรงรฃo, Cabo Verde emerge como um exemplo notรกvel e demonstra como o sucesso relativo pode ser tรฃo impressionante quanto as conquistas absolutas dos gigantes africanos. Em รfrica somos pequenos em territรณrio terrestre e populacional, mas existe um enorme potencial no aproveitamento dos talentos emergentes em paรญses com populaรงรตes menores. Que o diga Cabo Verde que sairรก deste CAN como inspiraรงรฃo de um modelo de desenvolvimento focado na qualidade e na formaรงรฃo tรฉcnica em meio ร  escassez. Se as cabras nos ensinaram a comer pedras para nรฃo perecermos, os tubarรตes nos ensinaram a importรขncia da assertividade e da persistรชncia.

Da leitura do actual, os “Tubarรตes Azuis” desenvolvem uma importรขncia que ultrapassa o campo de jogo. Progressivamente mostra-se como um elemento unificador e fonte de orgulho nacional, fortalecendo a identidade nacional e inspirando as geraรงรตes futuras. Aqueles que lรก querem estar e aqueles que tenderรฃo a fincar o pรฉ para conseguirem convencer os seus agentes, empresรกrios e clubes na Europa. ร‰ interessante ver Cabo Verde desafiar as expectativas perante o poderio das naรงรตes africanas, dinamizar a paixรฃo pelo futebol, celebrando a nossa Seleรงรฃo Nacional.

Contudo, este sucesso que estรก a ser o CAN, seja relativo ou absoluto, deverรก estimular o investimento no desporto ao nรญvel local? Provavelmente. Hรก vรกrios desafios no รขmbito desportivo que Cabo Verde enfrenta, como infraestruturas inadequadas, a falta de investimento e questรตes de governanรงa no desporto que deverรฃo merecer uma atenรงรฃo dos decisores.

Enviar um comentรกrio

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search