Coração de Lava: Uma dança de resiliência e esperança no Mindelact | Dai Varela

6 de novembro de 2023

Coração de Lava: Uma dança de resiliência e esperança no Mindelact

Após um tempo sem assistir ao Teatro d'Mund na Soncent, regressei ao Mindelact para um momento de arte e uma surpresa sebim.

Coração de Lava_Raiz di Polon
Coração de Lava - Raiz di Polon


Na noite de domingo (5) subiu ao palco da 29ª edição do Mindelact a companhia de dança Raiz di Polon para encenar uma narrativa visceral com "Coração de Lava", um espetáculo que transcende a performance para se tornar um poderoso ato de memória e resiliência. Na verdade, eu já tinha visto a estreia em 2018 que é inspirado no livro homônimo do poeta José Luiz Tavares e com visualidades do arquiteto Belo Duarte. O espetáculo é um monumento coreografado em homenagem à tenacidade dos foguenses, que, apesar de confrontados pela devastação vulcânica em 2014, continuam a abraçar a esperança como sua companheira constante.

No palco a dança desenrola enrolada em emoções, procurando capturar através do movimento o eco dessas comunidades que reconstrói a vida sobre terreno incerto. "Coração de Lava" mescla corpos expressivos e gestos impregnados de significado com os géneros tradicionais de Cabo Verde – da morna à coladeira, do batuku ao kolá San Jon, culminando no fervoroso funaná. A música acompanha a narrativa costurada pela dor através da linguagem da dança e adornada com a beleza da perseverança de um povo.

Os corpos interpretam a melancolia nos momentos de lentidão, reflexo do luto coletivo, contrastando a leveza da promessa da continuidade no palco desta edição Liberdade do Mindelact 2023. E assim, como que de repente, a intensidade física percorre os corpos vigoroso num tributo à força e resistência da cultura local. Corpos que também celebram a renovação da vida e a indestrutível alegria de nosso viver.

No palco do Centro Cultural do Mindelo, o Raiz de Polon entregou uma cenografia minimalista, acompanhado de dois músicos, um cantor e a poesia em permanência, permitindo que os corpos dos dançarinos falassem com a máxima eloquência. A iluminação, intencionalmente dramática, criou um jogo de sombras e luz que simboliza a constante luta entre a desolação e a esperança. "Coração de Lava" é uma declaração poderosa de identidade e superação dos que foram marcados pela tragédia vulcânica e celebra também este nosso povo.

E para finalizar, o público ovacionou o espectáculo presenciado.

A outra surpresa sebim foi ouvir o meu amigo Neu Lopes que dá voz ao anúncio que é feito antes de cada espectáculo no Mindelact. Para quem não saiba, em 2014 recebi o convite do João Branco para escrever o texto que se ouve antes de cada espectáculo. Este foi o meu contributo para o Festival Internacional de Teatro - Mindelact, na sua 20ª edição lá no longinco 2014 e que ainda é usado. 

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search