De olho no futuro: desafios e oportunidades económicas | Dai Varela

14 de outubro de 2023

De olho no futuro: desafios e oportunidades económicas

Cabo Verde, um arquipélago de beleza estonteante e uma mistura rica de culturas e tradições, tem sido apontado como um farol de desenvolvimento económico e estabilidade financeira na região. Hoje, vamos embarcar numa viagem pelo OCIndex 2023, para explora as profundezas do Ambiente Económico e Financeiro destas nossas ilhas.

Navegando na Maré Económica: A Odisseia Financeira de Cabo Verde no Palco Global

A economia de Cabo Verde tem sido uma história de resiliência e inovação. O país tem tentado governar as suas ferramentas económicas, para equilibrar o turismo, a agricultura e as finanças e assim criar um ambiente robusto que não apenas sustenta os seus cidadãos, mas também atrai investidores de todo o Mundo.

Ao desvendar os dados do OCIndex nota-se que Cabo Verde procura ser um jogador astuto no tabuleiro económico global. O país vai navegando pelas águas, por vezes, turbulentas da economia global, procurando manter um ambiente financeiro estável e propício para o crescimento e desenvolvimento.

Contudo, o estudo aponta que “Um sector informal significativo representa mais de um quarto da economia global do país, contribui para a falta de transparência e aumenta o risco de branqueamento de capitais. O país depende fortemente de factores externos, como a ajuda ao desenvolvimento, o investimento estrangeiro, as remessas e o turismo. O sector dos serviços, que engloba o comércio, os transportes, o turismo e os serviços públicos, desempenha um papel crucial no produto interno bruto de Cabo Verde, sendo o turismo o principal motor. No entanto, a pandemia e as restrições daí resultantes tiveram um impacto grave no sector do turismo, levando a um abrandamento económico e a uma recessão.”

Mas para tornar esse futuro mais do que apenas uma promessa, Cabo Verde precisa aplicar políticas económicas sólidas e prover um ambiente financeiro estável. Ou seja, para além do potencial, a nação precisa navegar e capitalizar as oportunidades que o futuro pode trazer, assegurando um horizonte económico próspero para as gerações vindouras (sem esquecer dos que já cá estão).

Pode-se ler no estudo que “A economia sofreu a maior contração de que há registo e as pressões inflacionistas atingiram níveis máximos. Em resposta, o Governo suspendeu temporariamente os planos de privatização das empresas públicas para fazer face ao elevado nível de dívida do sector público resultante da pandemia. As perspectivas económicas do país estão estreitamente ligadas à recuperação económica mundial e à capacidade do governo para aplicar políticas e reformas económicas adequadas. Os proprietários de empresas privadas deparam-se frequentemente com ineficiências legais e burocráticas, bem como com a corrupção, o que pode colocar desafios às suas actividades.”

Ou seja, que navegar neste barco (Cabo Verde) pelas águas do ambiente económico e financeiro é um constante altos e baixos. Cada dado no relatório é uma onda, algumas favoráveis, impulsionando o barco adiante, enquanto outras, desafios que exigem habilidade e estratégia para navegar com sucesso. Ao nosso querido país apenas resta utilizar os recursos disponíveis e manobrar através dos desafios com destreza e previsão. O futuro promissor depende do quanto soubermos, com sabedoria, transformar desafios em oportunidades.

A tua voz e perspectiva são essenciais nesta jornada de exploração e discussão. Compartilha este artigo, inscreva-te no blog e juntar-te à conversa nos comentários abaixo.

Nota: Este artigo é inspirado nos dados e informações disponíveis no relatório do Organized Crime Index. Para uma compreensão mais aprofundada e detalhada, visite o site oficial.

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search