Não acredito que a Baía do Mindelo é a 5ª mais linda do Mundo e mostro porquê | Dai Varela

22 de novembro de 2013

Não acredito que a Baía do Mindelo é a 5ª mais linda do Mundo e mostro porquê


Li aqui e aqui que a Baía do Porto Grande, na ilha de São Vicente (Cabo Verde) é a quinta mais bela do Mundo mas ainda não acredito. E vou explicar porquê.
Baía do Porto Grande - Mindelo (foto de Fotolog)

A classificação é feita pelo “Clube das Mais Lindas Baías do Mundo” e no seu site oficial não há nenhuma notícia de qualquer mudança na tabela. O certo é que a Baía do Porto Grande continua em sétima posição na página do Clube e não na quinta.

A ordenação avançada pelos jornais não é a correspondente com a do site oficial. De acordo com o "A bola" e o "A Semana Online", a classificação faz-se assim: Baía de Kotor; Golfo do Morbihan; Nha Trang; Baía de Cartagena; Porto Grande do Mindelo. 

O interessante é que esta lista é antiga e foi retirada neste site e se repararem quando foi publicada irão notar a data de 2011.

Aliás, a notícia mais recente no “Clube das Mais Lindas Baías do Mundo” é datada de 23 de Setembro de 2013. Devo acreditar que, ou não houve mudança na tabela e nem teve nada de significativo para ser publicado, ou eles não estão a actualizar a página e por isso que a Baía de Porto Grande ainda não subiu na classificação. Mas acho que 10 dias após a notícia avançada por estes jornais, o site oficial já teria tido tempo para ser actualizado.

A actual lista, publicada no site oficial, está assim: Baia do Mont St. Michel; Somme; Quiberon; Saintes; Valdés e, por fim, Baía do Porto Grande (na cidade do Mindelo), numa lista com 33 baías.

Bem que gostaria que a Baía do Porto Grande, na minha querida cidade do Mindelo, estivesse entre as cinco mais belas do Mundo mas esta informação não parece estar correcta. Ao contrário, eu já tinha denunciado que esta baía estava em perigo de sair da lista porque a Câmara Municipal de São Vicente não estava a pagar as quotas e nem participava nas reuniões internacionais. Espero que tenha repensado esta atitude porque estar nesta lista siginifica uma publicidade e divulgação internacional da nossa bela baía através das publicações, vídeos e site do “Clube das Mais Lindas Baías do Mundo”.


“Estrada de Santo Antão” torna a Baía de Porto Grande mais linda?

Confesso que nunca tinha associado a ilha de Santo Antão à Baia de Mindelo mas após ler os critério e ver que a ilha das montanhas é uma das razões para esta melhor classificação é que realizei que realmente Santo Antão faz parte da beleza de São Vicente. Mesmo que ao longe, a ilha faz parte do cenário e dá mais beleza à baía. Interessante…

Agora, sabias que um dos critérios para a integração da Baía do Porto Grande, na lista das mais belas é a “estrada de Santo Antão”? isso mesmo. No site oficial do clube são estes os critérios:

  • Património mundial 
              Ecossistema do arquipélago 

  • Património cultural:
            Cidade do Mindelo, música, estrada de Santo Antão

  • Plano de ordenamento:
           Critérios para a integração ao clube: 
                   BN 3 : importância estética (Baía das gatas) ; 
                   BC 6 : tradições vivas (Santo Antão, São Vicente)



Nem sei o que pensar destes critérios…


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search