Trata-se de uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal, través da Direção Geral do Livro e Bibliotecas, que tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas de longa duração em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Pretende-se criar oportunidade de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.
São instituídas duas bolsas de criação / investigação literárias que permitirão estadas de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos, sendo uma das quais obrigatoriamente atribuída a um português.
Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra divulgada publicamente nos seus países e, preferencialmente, também fora deles.
Só serão considerados candidatos das seguintes nacionalidades: angolana, brasileira, cabo-verdiana , guineense, moçambicana, portuguesa, são-tomense e timorense.
Os candidatos serão apreciados com base no curriculum vitae, no conjunto da obra produzida até à data da candidatura e sobre a "declaração de motivos". Os processos de candidatura deverão incluir:
Projecto a desenvolver
Indicação do país de sua preferência explicitando os motivos
Dossier de imprensa / portfolio
Livros, artigos publicados
Cópia do Bilhete de Identidade/Passaporte
Curriculum Vitae
País de residência
Nacionalidade
Endereço. Telefone, etc.
Conta bancária onde poderão ser depositadas as mensalidades da bolsa.
As candidaturas deverão ser entregues em 5 exemplares.
Prazo de candidatura: 30 de outubro de 2013
Para saber mais click aqui
0 Comentários