![]() |
Chullage - o ás da escola do rap da rua |
Quando soube que o mano Chullage tinha, finalmente depois de oito anos, lançado seu álbum independente “Rapressão (Rap, Ruas e Resistência)”, pensei: “que se dane os megabits da Telecom, vou baixar as músicas” e não me arrependi. Mas como é que poderia arrepender-me de ouvir o rapper que Valete (se não sabes que é Valete, favor parar de ler este texto) referiu no “Hall of Fame” como:
“o ás da escola do rap da rua chamava-se Chullage
muito gás, todos os street rappers ficaram lá atrás
eficaz na street knowledge, sempre cru e voraz
perspicaz na rima por mais que rimasse Red Eyes”
Só entendi este “street knowledge” ou conhecimento de rua, quando assisti a uma tertúlia que o Chullage orientou aqui em São Vicente em Dezembro de 2011. Nuno Santos é o nome próprio deste rapper reivindicativo que é licenciado em Sociologia do Trabalho. Activista social e intercultural, demonstrou saberes em áreas transversais ao hip-hop e uma grande à-vontade na transmissão dos mesmos. Confira aqui o melhor desta tertúlia.
Primeiro edita "Rapresálias (Sangue Lágrimas Suor) ", em Julho de 2001 e que tornou-se a primeira edição independente de rap português a ultrapassar três mil discos vendidos. Depois lança em Abril de 2004 o disco duplo "Rapensar (Passado Presente e Futuro)", tendo sido eleito o álbum do ano pelos leitores da revista portuguesa “Hip Hop Nation”. Agora rebenta com “Rapressão (Rap, Ruas e Resistência)” que é mais uma produção independente deste rapper filho de crioulos mas nascido em Portugal.
Já tenho os meus sons preferido deste CD:
“Mediacridade” pela crítica forte ao quarto poder que cria ídolos do verão que “com tanta açúcar nos morangos está a criar uma geração de diabéticos” e a música “Eles comem tudo” pela velocidade do flow e o beat brutal.
Vou continuar a apreciar Chullage e se quiseres curtir um álbum independente de grande qualidade click aqui e baixa o álbum completo. Aproveita e diga o que achaste deste álbum.
Tags
artista
Obrigadooooo
ResponderEliminarMidjor álbum rap kriolo di sempri
Moss esse album de Chulage traz a muito o que nao temos ouvido na cena do rap. Criticas feitas de forma poetica e a relidade do mundo globalizado. Apesar de trazer a vicencia em portugal e a os problemas destes paises, nao podemos ficar indeferente ja que os problemas sao mundiais. Teve algum tempo parado mas Chulage agora mostra do que que é feito "
ResponderEliminaro ás da escola do rap da rua ". Muito bom trabalho.
100palavras p descreve es album . . . e atenção CHullage cativ parod es 8 one . . . es broda tive na rua ta reenvindica ses direitos e direitos de nos irmo . . . es broda tive ta faze participações ma ots artistas . . . es broda tive ta refina ses conheciment e ses retorica . . . e es album é resultad de es intensos 8 anos . . . agoraaa....Day, bo tem es pc dmeu tud ta bloquia....es blog de bossa é um afronta, un ta cre ale tud ao mm temp . . . jam abri un data de documentos en janelas diferentes e es net cata guenta tal cosa....un des dia un t processob por excesso de bons materias li nes blog . . .da temp p es net dsinvolve pf
ResponderEliminarHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAH, sabe pa fronta, NG
ResponderEliminarSe depender de mim ess net te bem bloqueá de cosa bom. Bunzim nera?
Abraço nha broda