Em Conversa com: Ana Cordeiro (Instituto Camões/Centro Cultural Português Mindelo) | Dai Varela

2 de fevereiro de 2011

Em Conversa com: Ana Cordeiro (Instituto Camões/Centro Cultural Português Mindelo)


O que pensa da situação cultural de São Vicente em 2010?

São Vicente é uma ilha que está um pouco deprimida, é esta a palavra. Eu noto nas pessoas um certo desencanto com o que se passa na sua cidade. Isso faz com que as pessoas nem sequer olhem com atenção para aquilo que está sendo feito. O que eu gostaria de facto era que a vida e a força criativa que esta cidade já teve pudesse renascer. 


Acredito também que há algo que precisa mudar aqui em Mindelo e no mundo. Se os anos setenta e oitenta eram anos de experiências colectivas, os anos noventa e início do século vinte e um estão sendo anos de um enorme individualismo que se reflectiu em todos os aspectos, incluindo nas artes. Ora, eu acho que esse excesso de individualismo não é bom para que nasçam novas experiências e novos projectos. Espero que agora as pessoas descubram a importância de trabalhar colectivamente. Se isso acontecer será de facto um bom ano para São Vicente. 


Espera um 2011 com novidades?

Havendo artistas e criatividade, pode acontecer o despontar de novos valores e talentos. Isso depende de muitos factores, que nós que somos os programadores não podemos controlar. Mas espero que apareçam novo talentos. Sei que há muitos jovens a trabalharem e que há imensa gente a criar mas não sei o que será revelado para este ano.


Espero que haja surpresas para este novo ano porque se aquilo que vier a acontecer for apenas uma repetição do que tem sido a vida cultural da cidade será pouco. A vida cultural é feita de criatividade, de renovação e experimentação dos artistas. Portanto, se não houver nada que nos surpreenda em 2011 não poderemos considerá-lo um bom ano. Podemos considerar um ano cheio, com muitas coisas mas não será com certeza um bom ano.

Publicada (também) no Artiletra - Jornal-Revista de Educação, Ciência e Cultura de Dezembro/Janeiro de 2011 - Nº 108


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search