Depois de treze anos sem lançar um álbum a solo – o anterior trabalho foi Paixão e Coração – a cantora Dina Medina trás para o mercado o CD Mornamente. Conversei com Guy Ramos, um dos produtores e que se encontra no País para divulgar este novo álbum.
Lançado primeiro na Europa, com um concerto de apresentação em que a maioria dos músicos e compositores estiveram presentes num grande espetáculo, chegou agora a vez do lançamento em Cabo Verde.
Segundo Guy Ramos, um dos produtores do disco, “ainda não foi agendado nenhum espetáculo em Cabo Verde, mas este álbum servirá para a projeção da Dina Medina a nível internacional. É uma nova roupagem e de luxo.”
É um CD acústico e semi-acústico que marca a viragem em termos de gêneros musicais na carreira de Dina Medina.
A cantora iniciou-se na música com o disco Separação num estilo CaboZouk mas agora surge com uma roupagem mais tradicional, mais chegada à terra e ao nosso folclore tradicional, naquilo que Ramos chama “à maneira de Dina Medina. Por isso que esse CD se chama Mornamente pois ele tem idéia na morna e em Cabo Verde.”
O álbum contém treze títulos que foram gravados com artistas como Djin Djob e Calú Monteiro que viajaram especialmente para Holanda e que estiveram na casa de Dina durante várias semanas preparando o trabalho.
O CD inclui duas músicas bônus: Fidju Maguado de JotaMont e Ne Me Quitte Pas de Jacques Brel, gravados durante o espetáculo ao vivo com a Metropole Orkest (Orquestra Sinfónica Metrópole de Holanda).
Outra estréia importante é a de Gil Semedo, que escreveu e compositou a sua primeira morna, que dá titulo a este álbum: Mornamente. A cantora também contou com a participação de outros compositores, tais como Faria Júnior, Nando da Cruz e dela própria.
Veja o video Fidju Maguado de JotaMont interpretado ao vivo com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Holanda
Veja o video Fidju Maguado de JotaMont interpretado ao vivo com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Holanda
Para saber mais sobre Dina Medina, visita: www.dinamedina.nl
Publicada (também) no Jornal NhaTerra Online
0 Comentários