"Revista de Cabo Verde", "Claridade", "Ponto & Vírgula". Revisitar os lugares onde moraram, trabalharam ou se reuniram alguns dos fundadores e colaboradores destas três revistas é o propósito deste passeio literário pelo centro histórico de Mindelo. Com a Dra. Ana Cordeiro. Inscrições já abertas no Espaço Camões do CCP. Vagas limitadas.
Em Mindelo, foram publicadas três revistas que marcaram de forma indelével a vida literária e cultural de Cabo Verde: Revista de Cabo Verde, Claridade e Ponto & Vírgula.
A Revista de Cabo Verde (jan. a dez. de 1899) foi um projeto claro de construção de uma identidade cabo-verdiana, tanto do ponto de vista cultural como político, que se revelou determinante na divulgação e valorização dos escritores e intelectuais cabo-verdianos do século XIX.
A Claridade, Revista de arte e letras (març. de 1936 a dez. de 1960) introduziu o modernismo em Cabo Verde e foi um marco na história literária das ilhas pelo seu papel na afirmação e diferenciação de uma literatura nacional.
Ponto & Vírgula, Revista de intercâmbio cultural (fev/março de 1983 a dez. de 1987), foi
uma revista que afirmando-se embora herdeira da Claridade, teve o grande mérito de abrir as portas da cultura e literatura cabo-verdianas ao pós-modernismo.
Revisitar os lugares onde moraram, trabalharam ou se reuniram alguns dos fundadores e colaboradores destas três revistas é o propósito deste passeio literário pelo centro histórico de Mindelo.
NOTA: texto de divulgação
Tags
dicas