Estudo mostra dados curiosos sobre cultura de Cabo Verde | Dai Varela

9 de abril de 2014

Estudo mostra dados curiosos sobre cultura de Cabo Verde


NOTA: este é um estudo feito pelo Centro Geert Hofstede - que faz parte do Instituto de Pesquisa de Hofstede IRIC (Finlândia). Fiz a tradução livre e o original pode ser visto aqui


E acerca de Cabo Verde?

Se explorarmos a cultura de Cabo Verde através da lente do Modelo 6-D podemos ter uma boa visão dos pontos essencias da cultura de Cabo Verde em relação a outras culturas no Mundo. 
A pontuação de Cabo Verde no estudo


Distribuição do poder
Esta dimensão lida com o facto de que todos os indivíduos nas sociedades não são iguais - ela expressa a atitude da cultura para estas desigualdades entre nós. Distribuição do poder é definida como o grau com que os membros menos poderosos de instituições e organizações dentro de um país esperam e aceitam que o poder seja distribuído de forma desigual .


Com uma pontuação alta de 75 nesta dimensão, Cabo Verde é uma sociedade hierárquica. Isso significa que as pessoas aceitam uma ordem hierárquica em que todo mundo tem um lugar e que isso não precisa de mais justificação. A hierarquia em uma organização é vista como um reflexo das desigualdades inerentes, a centralização é comum, os subordinados esperam que lhes digam o que fazer e o chefe ideal é um autocrata benevolente.


Individualismo
A questão fundamental abordada por esta dimensão é o grau de interdependência que uma sociedade mantém entre os seus membros. Isso tem a ver com o facto de a auto-imagem das pessoas ser definida em termos do "eu" ou "nós". Nas sociedades individualistas as pessoas devem cuidar de si mesmas e apenas da sua família directa. Nas sociedades coletivistas, as pessoas pertencem a "grupos" que cuida deles em troca de lealdade. 

 Uma muito baixa pontuação de Cabo Verde (de 20) significa que o país é definitivamente considerado uma sociedade coletivista. Isto é evidente num compromisso de longo prazo para com os membros do "grupo", seja uma família, família alargada, ou relacionamentos estendidos. Lealdade em uma cultura coletivista é primordial e substitui a maioria das outras normas e regulamentos da sociedade. A sociedade promove um forte relacionamento onde todos assumem a responsabilidade por outros membros de seu grupo. Nas sociedades coletivistas: a ofensa leva a vergonha e a perda de face, o relacionamento entre empregador/colaboradores é percebido em termos morais (como uma ligação familiar), a contratação e decisões de promoção têm em conta o grupo do empregado e a gestão é a de grupos.


Masculinidade 
Uma pontuação elevada (masculino) nesta dimensão indica que a sociedade será impulsionada pela concorrência, realização e sucesso, com sucesso a ser definido pelo vencedor/melhor em campo - um sistema de valores que começa na escola e continua durante todo o comportamento organizacional.

Uma pontuação baixa (feminino) na dimensão significa que os valores dominantes na sociedade são cuidar dos outros e qualidade de vida. A sociedade feminina é aquela em que a qualidade de vida é o sinal de sucesso e se destacar da multidão não é admirável. A questão fundamental aqui é o que motiva as pessoas, querendo ser o melhor (masculino) ou gostar do que você faz (feminino).

Por causa de sua baixa pontuação (15), Cabo Verde é, assim, considerada uma sociedade relativamente feminina. Nos países femininos o foco é "trabalhar para viver", os gerentes se esforçam para o consenso, as pessoas valorizam a igualdade, solidariedade e qualidade em suas vidas profissionais. Os conflitos são resolvidos por acordo e negociação. Incentivos como tempo livre e flexibilidade são favorecidos. O foco está no bem-estar e status não é mostrado ou enfatizado.


Aversão à incerteza 
Esta dimensão, Aversão à Incerteza, tem a ver com a maneira que a sociedade lida com o facto de que o futuro não pode ser conhecido: devemos tentar controlar o futuro ou apenas deixar isso acontecer? Essa ambiguidade traz ansiedade com ela, e diferentes culturas têm aprendido a lidar com essa ansiedade de maneiras diferentes. A medida em que os membros de uma cultura se sentem ameaçados por situações ambíguas ou desconhecidas criaram crenças e instituições que tentam evitar estes se reflecte na pontuação UAI.

Marcando apenas 40 nessa dimensão, Cabo Verde é uma cultura bastante pragmática em termos de aversão à incerteza. Isto significa que ambos, generalistas e especialistas, são necessários. Há um foco no planeamento, e esses planos podem ser alterados a curto prazo e improvisações são feitas. Emoções não são mostradas muito nessas sociedades; as pessoas são bastante relaxadas e não avessos a correr riscos. Consequentemente, há um maior grau de aceitação de novas ideias, produtos inovadores e uma vontade de experimentar algo novo ou diferente, mesmo que se refira à tecnologia, práticas de negócios, ou comida. 


Pragmatismo 
Esta dimensão descreve como as pessoas no passado, assim como hoje, se relacionam com o facto de que muito do que acontece ao nosso redor não pode ser explicado. Em sociedades com uma orientação normativa, a maioria das pessoas têm um forte desejo de explicar, tanto quanto possível. Em sociedades com uma orientação pragmática, a maioria das pessoas não tem a necessidade de explicar tudo, porque acreditam que é impossível compreender a complexidade da vida. O desafio não é saber a verdade, mas viver uma vida virtuosa. 

Cabo Verde tem um dos mais baixos pontos (12) sobre esta dimensão, em relação a outros países. Por isso tem uma cultura normativa. Pessoas em tais sociedades têm uma forte preocupação com o estabelecimento da verdade absoluta; são normativos em seu pensamento. Eles apresentam grande respeito pelas tradições, uma propensão relativamente pequena a poupar para o futuro e um foco na obtenção de resultados rápidos.


Indulgência
Um desafio que confronta a humanidade, agora e no passado, é o grau como as crianças pequenas são socializadas. Sem socialização não se torna "humano". Esta dimensão é definida como a medida em que as pessoas tentam controlar seus desejos e impulsos, com base na forma como eles foram criadas. A tendência para um controle relativamente fraco sobre seus impulsos é chamada de "indulgência", enquanto um controlo relativamente forte sobre seus impulsos é chamado de "contenção". As culturas podem ser descritas como indulgentes ou contidas.

A nota muito alta de 83 indica que Cabo Verde é um país tolerante. As pessoas em sociedades com uma pontuação alta em indulgência geralmente apresentam uma vontade de cumprir os seus impulsos e desejos, especialmente no que diz respeito a aproveitar a vida e se divertir. Elas possuem uma atitude positiva e têm uma tendência de optimismo. Além disso, elas colocam um maior grau de importância no tempo de lazer, agem como querem e gastam dinheiro como desejarem.



Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search