Proposta para o sistema de ensino | Dai Varela

15 de fevereiro de 2014

Proposta para o sistema de ensino


Penso que há duas disciplinas que fazem falta no nosso sistema de ensino: a Elaboração de Projectos e o Plano de Negócios.

Creio que se revelaria uma mais-valia a introdução no Secundário da disciplina deElaboração de Projectos para capacitar os alunos nesta importante ferramenta. Esta cadeira serviria tanto na vida profissional como também formaria jovens com competência de elaborar e executar projectos de e para associações juvenis e comunitárias. Esta seria uma forma de fortalecer as lideranças juvenis para serem capazes de identificar necessidades, apresentar um projecto de melhoria para ser financiado e intervir nas suas comunidades.

Já no Ensino Superior, a cadeira de Plano de Negócios se revelaria uma grande aposta pois forneceria aos discentes o 'know-how' necessário para empreenderem com suas ideias. Esta seria uma forma de investir num profissional com capacidade de inovar mas também de elaborar seu Plano de Negócio de forma a dar corpo à sua ideia. A verdade é que muitos jovens têm projectos e ideias mas não sabem fazer o Plano de Negócios para procurar investimento e acabam por não beneficiar dos concursos lançados. Se queremos ter mais jovens a inovar e empreender, o melhor é ensiná-los como colocar a ideia no papel.

O que achas da minha proposta?




Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search