Os jovens voluntários em São Vicente têm uma oportunidade de ganharem maiores experiências internacionais. Trata-se do projecto “Voluntariado Internacional” que as associações TDM2000 (Itália), CJSA (Portugal) e Agenda21 (Argentina) trazem para Cabo Verde através do Centro de Juventude de São Vicente (CEJ-SV).
![]() |
Primeira reunião de preparação do projecto "Voluntariado Internacional" e que contou com representação das organizações parceiras do projecto |
“Para concorrer basta ser um jovem com espírito de voluntariado e estar dentro dos requisitos exigidos”, explica o coordenador do CEJ-SV, Manuel Fortes. Cada voluntário deverá investir sete meses do seu tempo e terá quase todas as despesas pagas, onde se incluí a viagem de ida e volta, alojamento, alimentação e Internet.
O projecto resulta na mobilidade dos voluntários entre os países parceiros para fazê-los conhecer novas realidades e estarem melhor preparados para intervirem nas suas comunidades. Inicialmente irão partir três voluntários de Cabo Verde para Itália e mais três para Portugal.
A selecção dos voluntários que irão nessa aventura será divulgada em Maio de 2014 e terá como base os requisitos pedidos pelas associações parceiras.
Para melhor preparar o projecto serão ainda realizadas duas reuniões: uma em Itália e outra em Portugal, uma vez que virão voluntários desses países para Cabo Verde, também para um período de sete meses.
© com Laís Rodrigues
Tags
oportunidades