Nish Wadada, a menina reggae de Cabo Verde, actua junto com duas lendas vivas em Lisboa | Dai Varela

18 de novembro de 2013

Nish Wadada, a menina reggae de Cabo Verde, actua junto com duas lendas vivas em Lisboa


Duas lendas vivas da época dourada do roots rock reggae jamaicano, Clinton Fearon e Cerdic Myton, das míticas bandas The Gladiators e The Congos juntam-se num espectáculo que se espera intimista. 

Nish Wadada, a menina reggae de Cabo Verde, também irá atuar com as suas composições originais , juntamente com o artista angolano Mr.Isaak. 

O evento será no dia 22 Novembro, às 22h30, no Clube Ferroviário, Lisboa.


Clinton Fearon foi vocalista, baixista e corista dos The Gladiators durante 18 anos, e deu voz a alguns dos temas mais míticos da banda, como Chatty Chatty Mouth, Rich Man Poor Man e Let Jah Be Praised. Paralelamente, tocou também como músico de estúdio para alguns dos maiores produtores jamaicanos como Lee Perry, Joe Higgs e Yabby You. Atualmente Clinton continua a sua produção musical, e é sempre um artista muito requisitado na Europa, onde o ano passado esteve em tournée a promover o seu último álbum, Heart and Soul (2011), que atingiu o top 20 do World Music Chart´s Europe em 2012. O concerto de Clinton Fearon será acústico, de caracter mais intimista, e representa o regresso a Portugal de uma das atuações que mais saudades deixaram.

Cedric Myton é o vocalista principal de uma das bandas mais marcantes da sua geração, os The Congos. A banda nasce em meados dos anos 70, quando Cedric conhece Ashanti Roy. Watty Burnett e Kenroy Ffyffe juntam-se posteriormente, por sugestão do seu mítico produtor Lee “Scratch” Perry. Aposta ganha. A combinação de estilos de vozes tão distintos resulta naquele que foi descrito como “o mais brilhante álbum da carreira de Lee Perry”: o Heart of the Congos (1975). Outros êxitos se seguiram até que a banda se separa nos anos 80, voltando a reunir-se cerca de 20 anos depois. A ocasião foi celebrada com novo álbum, Back in the Black Ark, que marcou o reencontro da banda com Perry, e resultou novamente num estrondoso sucesso. Seguiu-se uma memorável e nostálgica tournée pela Europa. Além de nos dar a honra de festejar o seu 66º aniversário em Lisboa, Cedric irá também dar-nos o prazer de voltar a ouvir aquela que é incontestavelmente uma das vozes mais carismáticas e distintas da História doreggae.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search