Heróis existem: eu conheço um | Dai Varela

14 de julho de 2013

Heróis existem: eu conheço um


NOTA: texto da autoria de Sandra Fonseca - caboverdeana e estudante de Medicina na Bolívia.



David Vargas é uma pessoa que se define como alegre, amável, sociável, educado e vitorioso. Desde tenra idade prova o amargo sabor de viver dependente de sondas, cirurgias e medicamentos. Uma história de vida inspiradora de um herói do quotidiano que vive na Bolívia.
David não perde o sorriso 
mesmo perante tantas dificuldades

Ao David foi diagnosticado um câncer de bexiga, ainda com 12 anos. A partir desta data teve que ser submetido ao stress de estar constantemente no hospital, a radioterapia, quimioterapia e varias cirurgias. Foi operada na bexiga, próstata e intestinos. Hoje vive com duas sondas para satisfazer as suas necessidades fisiológicas. Ele já conta com dez cirurgias.

Mesmo tendo conseguido sentir o prazer da vitória e da superação, nunca sentiu a prazer de estar com uma mulher porque que desde os 12 anos que não tem próstata ou vesículas seminales. “Nunca quis estar com uma mulher ja que não vou poder prazer a ela e nem ela a mim. Sinto que seria uma carga apenas”, afirma David.

Apesar de tudo este herói tem uma grande força de vontade para viver e não deixa de ser um sonhador. O seu maior sonho é fazer medicina, curso que frequentou até ao terceiro ano mas viu-se obrigado a mudar. Uma das razões é que a partir do quarto ano deste curso exige-se práticas hospitalares de várias horas em pé, condição que ele nem sempre aguenta. Um esforço muito grande para quem muitas vezes é internado por causa das várias infecções que apresenta. 

Felizmente que agora David faz algo que também gosta: engenharia comercial. Seus planos incluem formar uma empresa e a convicção que coloca nisso é simplesmente inspiradora.

De se notar que muitos pacientes crónicos com este tipo de doença se deprimem e muitas vezes desejam a morte, algo que David felizmente nunca sentiu. Ele está sempre com um sorriso contagiante na cara, é muito inteligente e conta a sua historia com muita tranquilidade, sem nenhuma mágoa com o destino, o que conquista qualquer um. “Nada é por acaso, tudo tem um porquê na vida”, acredita David que acha que tem uma lição a aprender com tudo isso. “Se a minha história de vida é algo bom para outras pessoas elas podem se inspirar”, termina este herói.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search