Cuidado com este homem ou cuidado com este email?

Deixo aqui o conteúdo do email antes de avançar:
“REPASSANDO
Pessoas, por favor cuidado com o homem nas fotos como ele é muito perigoso e está no negócio de venda de meninas e meninos. Ele também ataca mulheres para levá-las para dentro do círculo tráfico de seres humanos. Se você o vir, por favor simplesmente ignore-o e fique longe dele, tanto quanto possível e alerte a polícia o mais rápido possível.
Por favor, circule ESTA IMAGEM PARA todos que você conhece. Quanto mais as pessoas virem o seu rosto, MENOS chance ele tem de chegar a um de nossos filhos.”
O email é acompanhado de quatro fotos de boa qualidade da cara do indivíduo (que podem ter sido apanhadas no Facebook). Não há menção do seu nome ou do local onde se encontra nem de onde é.
Este tipo de mensagem é perigosa e pode ser uma faca de dois gumes: por um lado, isto pode ser uma campanha de difamação de um indivíduo inocente. Alguém mal-intencionado pode estar a aproveitar-se do anonimato para lançar suspeita sobre uma pessoa por quem tem algum ódio. Quem recebe a mensagem e na ânsia da indignação pode repassar e difundir uma calúnia e difamação (punida por lei). Quais são as garantias de que esta mensagem é verdadeira? Não há nada de concreto que te leva a pensar que esta mensagem seja verdadeira (ou falsa).
Mas, se for verdade, ao não repassar a mensagem estarás a contribuir para que as pessoas não sejam alertadas e tenham cuidado com um criminoso perigoso.
Eu não irei repassar a mensagem para nenhum dos meus contactos e nem divulgarei a foto de uma pessoa apenas pelo facto de ter recebido este email.
Acredito que se repassar, um dia, talvez receberei também um email com minha foto e acompanhado dos mais horríveis crimes.
Eu tb recebi e resolvi não passar. Fiquei na dúvida. tnx
ResponderEliminar