Dica Nº6: como manter o seguro do INPS mesmo desempregado | Dai Varela

4 de março de 2013

Dica Nº6: como manter o seguro do INPS mesmo desempregado

Muitas vezes ao ficar desempregado pode-se ficar sem os benefícios do seguro do Instituto Nacional de Providência Social (INPS) até arranjar-se novo emprego. Mas é possível manter os benefícios do seguro na descontra mesmo estando desempregado. Como? Vou explicar. 

O primeiro passo é inscrever-te como trabalhador por conta própria no INPS. Mesmo que estejas inscrito através da tua empresa e ela faz os descontos legais, trata disto. Ao inscrever-te como conta própria não precisas pagar nada nem na inscrição nem em qualquer mensalidade. 

Escolha uma profissão liberal. Podes sempre dizer que és “Artista” porque todo crioulo é artista. 

Escolha o primeiro escalão de desconto onde declaras que com teu trabalho por conta própria recebes 14 mil escudos por mês. Neste primeiro escalão será feito o desconto de 19,5% sobre este montante. Com isso terás que pagar 2730$00 ao mês para manter os benefícios do INPS. E a assistência médica e medicamentosa vale para os teus dependentes também. 

Qual é o truque? Não há nenhum truque, basta que estejas inscrito como trabalhador por conta própria para que se, por acaso, fores despedido ou a tua empresa parar de fazer os descontos no INPS, tu mesmo continues a pagar o desconto mínimo. Se perderes o emprego é só dirigir-te ao INPS e dizeres que mudaste de trabalho e agora queres fazer o desconto mínimo. O bom disto tudo é que não precisas esperar os quatro meses de garantia para receberes as regalias do INPS porque só mudaste de emprego. 

O que se perde? Bom, enquanto fazes desconto mínimo terás um plano mínimo para a reforma. Entretanto, é melhor ter cobertura médica e medicamentosa agora do que ficar a preocupar com isso. Aliás, qual é melhor: fazer o desconto mínimo para a pensão ou não fazer desconto nenhum? 

Então é assim: arranja uma cópia do BI e também do NIF e peça no balcão o documento para te inscreveres como trabalhador por conta própria. Já está. 

Eu já fiz isto...


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search