Seja pela forma de estar no palco ou suas vestimentas que já são suas imagens de marca, muitos destes artistas crioulos esbanjam excentricidades. Uns mexem-se até não poderem mais, outros têm gritos originais, outros ainda vestem-se de forma a não deixar ninguém indiferente. Conheça os músicos crioulos mais originais.
René Cabral
Com a sua “ginga” e requebrar, René Cabral é um poço de sensualidade (?) e energia no palco. Nos últimos tempos não tem lançado novidades, mas este que é um dos fundadores do grupo “Cabo Verde Show” (1975) vai apagando o fogo em Paris - para além de músico é bombeiro na França - enquanto esperamos por mais apresentações de camisa aberta a mostrar seus predicados.
Veja um video do artista aqui
Jorge Neto
É o “leão dos palcos” que não conhece esta coisa estranha chamada velhice, e com passos de dança que são marca registada. E claro, sempre acompanhado do grito “yepaá… uháu…”. Os seus colegas em palco já sabem quando ele exige o “xobra cuza” é porque quer “se acabar” na dança. Como bónus é dos poucos artistas que prepara a sucessão e leva seu filho ao palco para dançar e cantar juntos. Uháu…
Veja o video do artista aqui
Djosinha
Tem uma energia inesgotável e já foi visto a cantar enquanto rasgava sua camisa no Festival da Baía das Gatas, numa actuação dos “Voz de Cabo Verde”, grupo que ajudou a fundar. A idade não é coisa que o assusta quando está em palco e a diversão é coisa garantida nos shows de Djosinha.
Veja o video do artista aqui
Paulino Vieira
Talvez o artista mais incompreendido de Cabo Verde. Tem uma forma peculiar de vestir-se e o cabelo sempre desalinhado. Carrega uma bolsa de couro onde guarda a sua gaita e misteriosas outras coisas. É também aquele que consegue misturar excentricidade e serenidade de uma forma desconcertante. Não é tão bom num pé-de-dança mas sabe usar seu corpo para fazer música como ninguém.
Veja um video do artista aqui
Zé Delgado
Cantor de zouck-love, é o único que desfrisa o cabelo.
Veja um video do artista aqui
Celina Pereira
Esta cantora assume-se como das mais pan-africana através das vestimentas e adereços inspirados no continente negro. Da cabeça aos pés – literalmente, Celina Pereira apresenta-se sempre cheia de cor e vivacidade.
Veja um video da artista aqui
Tito Paris
Não importa se é camisa ou camisola, Tito Paris nunca dispensa seus suspensórios para segurar as calças. É a sua imagem de marca, juntamente com o boné e a voz rouca.
Veja um video do artista aqui
Vasco Martins
É o que menos dança em palco. Compositor clássico de poucas palavras, Vasco prefere que suas entrevistas sejam em um destes três locais: Monte Verde (São Vicente), Praça Baltasar Lopes (atrás da Câmara Municipal de São Vicente) ou na sua casa, na Ribeira do Calhau. Habitualmente veste-se de branco.
Veja um video do artista aqui
3 Comentários
Sobre Zé Delgado só tens a dizer: "Cantor de zouck-love, é o único que desfrisa o cabelo."
ResponderEliminarSó bo mesmo
DTudo1Pouco, sabes que me fiz a msm pergunta assim que li isso. Deve haver alguma razão oculta...kkkkkkkk
ResponderEliminarPôl Block........Q nunca tira os óculos ahahahahahah
ResponderEliminar