Paul amplia-se para o Turismo | Dai Varela

14 de março de 2012

Paul amplia-se para o Turismo

Paul (Vila das Pombas) - Santo Antão
Dinamizar o sector do Turismo e estimular o empreendedorismo local são algumas das ideias absorvidas pelo plano turístico do Paul (em Santo Antão), saído do encontro realizado na Cidade das Pombas, de 1 a 3 de Março. Tido como concelho com grandes potencialidades, o desafio agora é como passar do campo teórico para o prático.

Organizado por estudantes de licenciatura em Turismo do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), Câmara local e a Associação AmiPaúl, o evento foi uma oportunidade para discutir mais de trinta casos de boas práticas no processo de planeamento relacionado com os produtos turísticos de planeamento. Dos casos apresentados, sobressaem o turismo comunitário, de aventura, ecoturismo e agro-turismo.

Foram apresentadas várias propostas de linhas 
orientadoras para planear o turismo no Paúl
A escolha do Paul prende-se, segundo Américo Lopes, coordenador do curso de Turismo da ISCEE, com o facto desse ser um território com grande potencial para o desenvolvimento desses tipos de turismo. E, como tal, propício à implementação de estratégias que visem evitar alguns erros do planeamento, assegurando assim a sustentabilidade da actividade turística e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.

"Efectuou-se um exercício extremamente forte de desenvolvimento de medidas que possam igualmente incorrer numa aplicação integrada das componentes que norteiam esses tipos de turismo", afirma Américo Lopes.


Pontos vitais

Esta fonte do aponta a conservação e a protecção da natureza, a sustentabilidade ambiental, social, cultural e económica e a inclusão activa e participativa da população local como vitais em todo o processo de planeamento e desenvolvimento do Turismo.

A meta é conseguir aproveitar os recursos existentes e potencializar as características de Paul que tem como principal actividade geradora de rendimento a agricultura. E, a partir disso, acrescenta "construir um ‘novo rural’ tendo como base a comunidade local".


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search