Manuel d'Novas |
A casa do falecido músico e compositor, Manuel d’Novas (Chã de Cemitério – Mindelo) foi assaltada na madrugada desta segunda-feira. Para além de electrodomésticos, os ladrões levaram um cofre metálico com cerca de 40 quilos onde estavam as várias condecorações que o músico recebeu e muitas composições, algumas delas inéditas.
Emanuel Lopes, filho de Manuel d’Novas, lamenta que os vizinhos no primeiro andar do prédio tenham afirmado que ouviram o barulho mas preferiram não fazer nada porque “pensaram que era na casa ao lado”. Para além de roubar, os assaltantes ainda vandalizaram a casa que antes encontrava-se desabitada. Até agora a Polícia Judiciária não tem nenhum suspeito dos ladrões que levaram letras de um dos maiores poetas e compositores cabo-verdianos.
Manuel d’Novas é autor de temas como “Ess País”, “Morte d’um Tchuc”, “Stranger ê um ilusão”, “Lamento d’um emigrante”, entre muitas outras. Compositor preferido de Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo e muitos outros cantores, este trovador ficou conhecido por ter uma postura crítica em relação à sociedade mindelense, cidade onde vivia e que adoptou-o como filho. Morreu em São Vicente a 28 de setembro de 2009 vítima de complicações decorrentes do acidente vascular cerebral (AVC) que sofrera três anos antes em Portugal.
Poderemos ter perdido assim, para sempre, obras que nunca saberemos o valor.
Seus ladrões sacanas, espero que quando forem abrir o cofre ela caia em cima das vossas cabeças.
ResponderEliminarDestaco a "Biografia d'um criol", para mim, um hino. Duvido que esses ladrões saberão dar o devido uso da obra. Os familiares deviam cuidar dessas relíquias, afinal já la vão quase 3 anos. Espero que a obras sejam recuperadas...
ResponderEliminareles andam mesmo doidos pá. Espero que eles encontram estas obras o mais rápido possível
ResponderEliminaré verdade, tinha até esquecido desta música que adoro. claro que não saberão o que fazer com as letras. Infelizmente este parece ser um património que pode ter-se perdido
ResponderEliminartambém eu espero...
ResponderEliminar