JOGOS OLÍMPICOS: Sonho de Gilson Rodrigues em perigo | Dai Varela

31 de janeiro de 2012

JOGOS OLÍMPICOS: Sonho de Gilson Rodrigues em perigo


Gilson Rodrigues
O sonho de do atleta de Taekwondo, Gilson Rodrigues, de qualificar-se directamente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 acabou na semana passada quando não conseguiu disputar o torneio realizado no Egipto. “Sinto-me frustrado por não ter tido a oportunidade de disputar a qualificação olímpica mundial em Outubro no Azerbaijão ou a continental por falta de verbas”, lamenta este atleta que já esteve no Top 10 da África e nos Jogos PanAfricanos de Maputo (Moçambique) ficou no oitavo lugar. “O meu desejo era ser o primeiro cabo-verdiano a qualificar-me pelos meus próprios meios, ainda por cima quando esta qualificação foi feita na África”, lamenta o atleta que agora só poderá participar nos Jogos Olímpicos se receber um “Wild Card”, ou seja, um convite do Comité Olímpico Cabo-verdiano que deverá anunciar os nomeados ainda esta semana. 

Para além de treinar-se para competição, Gilson Rodrigues, que tem 11 medalhas de ouro em competições internacionais, tem dedicado seu tempo a implementar e ensinar o Taekwondo em São Vicente e a espalhar as bases pelas outras ilhas. É vice-presidente da Associação de Taekwondo e sua escola de artes marciais já conseguiu, em pouco meses, colocar três atletas na Selecção Nacional Feminina de Taekwondo. 






Veja  reportagem sobre a escola de Taekwondo de Gilson

Jennifer Hermacora (categoria Júniores) e Viviane Dias (categoria Cadetes) preparam-se para representar Cabo Verde no Campeonato de Mundo de Júniores, no Egipto de 4 a 8 de Abril de 2012. Ainda a atleta Sofia Reis que faz parte da Selecção Nacional de Séniores que recentemente esteve a representar o país nos Jogos PanAfricanos e que teve que fazer a sua estreia num torneio de classe mundial. 

“Temos um grande projecto em conjunto com a Escola Secundária “José Augusto Pinto” de introduzir o Taekwondo. Em oito meses já começou a dar frutos com estas três atletas na Selecção”, afirma Rodrigues garantindo que o próprio seleccionador nacional, mestre Djoy Pina já atestou as suas qualidades e potencial. “A única situação que pode fazer com que nossos atletas não cresçam mais é a falta de verbas para participar em torneios internos e internacionais.” 




Veja o vídeo do Gilson no Sport Lisboa e Benfica 

Uma das soluções que a Associação de Taekwondo encontrou foi tentar parcerias com empresas locais para poderem desenvolver suas actividades. “Nesta nossa luta conseguimos uma parceria importante com a empresa “CV Marítima” que fez injecção de capitais e colocou sue barco à nossa disposição para transportar os atletas quando em competição ou estágio nas outras ilhas”, afirma o vice-presidente desta associação.

Resultados de Gilson Rodrigues
3 Títulos Nacionais em Portugal por equipas.
4 Taças de Portugal por Equipas.
2 Títulos Nacionais Individuais em Portugal.
3 Taças de Portugal.
11 Medalhas de Ouro em Torneios Internacionais.
7 Medalhas de Prata.
28 Medalhas de Bronze.




Última Hora: "O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) solicitou às organizações internacionais desportivas seis convites “will cards” para atletas cabo-verdianos estarem presentes nos Jogos Olímpicos de Londres. Os candidatos aos convites são os judocas Yannick Oliveira (66 kg) e Mário Camões (73 kg), taekwondista Gilson Rodrigues, o pugilista José Semedo e os maratonistas Ruben Sança (residente nos Estados Unidos da América) e o já conhecido Nelson Cruz. Ruben Sança poderá optar por 10 mil metros se não conseguir o mínimo para a maratona..." veja toda a notícia no SportKriolu.com


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search