Juventude em Marcha: não são bons mas fazem rir | Dai Varela

29 de dezembro de 2011

Juventude em Marcha: não são bons mas fazem rir

Numa anterior conversa com o presidente do Mindeact, João Branco, ele já tinha referido que o Festival Internacional de Teatro – Mindelact realmente conseguiu criar um público mais exigente e, modéstia à parte, faço parte deste público que exige maior qualidade no teatro. 

"A Outra Face da Lei" - Juventude em Marcha
Reconheço que o grupo de Juventude em Marcha possui um histórico respeitável e deram e dão um enorme contributo nas artes cénicas crioulas. Actualmente ainda são uma referência incontornável no panorama teatral de Cabo Verde. Inegável. 

Sou fã das peças humorísticas deles desde os primeiros tempos, mas sou fã das peças de humor. Quando resolvem entrar pela área do drama as coisas já não são tão boas e por duas razões: 

  • Primeiro porque as pessoas associam Juventude em Marcha com gargalhadas. Não conheço ninguém que compra um bilhete de um espectáculo do grupo com a intenção de apreciar a parte “dramática” ou aquilo que o brasileiro chama de “papo cabeça”. Eles sabem disto e o próprio César Lélis (um dos actores principais) tem dificuldade em despir-se do comediante mesmo nas cenas pesadas. 

  • Segundo, e mais importante, eles não são tão bons assim nas partes “dramáticas”. Quero dizer, a interpretação em si não é… (falta-me palavras). Mas se quiseres dar umas boas gargalhadas eles ainda são os melhores de Cabo Verde. 

A sua mais recente apresentação no Mindelo, a peça “A Outra Face da Lei” veio demonstrar isso. Conseguem prender-me nos momentos de comédia mas quando chega a parte da carga dramática perco o interesse porque eles não são bons nesta parte. Mas para fazer rir, ainda não há melhor que o Juventude em Marcha.


  1. bó tem razão p quem cré solta boas gargalhadas és é opção certa e agora tcham contob um segredo mim um t gostá d cmé milho cascod e bó ? acho q é d nenhum forma nera?

    ResponderEliminar
  2. @sté
    quase já bo kre pom ne tribunal moda quel personagem dess peça de Juventude em Marcha, nera?

    ResponderEliminar
  3. es ka ta faze comèdia mas pirraça, hà muito muito tempo es escolhe um formula pessoas gostà(publico inculto )es otxà q assim es tava ganhàa ses vidinha es continuà ta faze sempre a mesma coza, mesmos gestos, mesmos pirracinhas, mesmo idumentaria,mesmo cenario, mesma linguagem mesmo publico mesmas gargalhadas,enfim cansei
    ma vaffancuuuuuloooooooooooooooooo

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search