Um espectáculo com Hernani Almeida e os "Afronamim" é outra coisa

Hernâni Almeida "nas caalma"
Mesmo para quem já tinha ouvido e apreciado os dois álbuns de Hernni Almeida (Afronamim e Caalma) não poderá ter ficado mais que encantado com o show ao vivo do guitarrista com a sua banda “Afronamim” no Auditório do JotaMont, em Monte Sossego (Mindelo). 

Ao actuar num palco que tão bem conhece e que melhor ainda o recebe, Hernâni descontraidamente, (muitas vezes com o pé descalço para melhor controlar o painel no chão) foi passeando sua classe. Tocou e encantou com um estilo de música que, noutras conversas com ele, já havia admitido não saber definir. Quem o ouve consegue identificar fragmentos de rock (herança da sua rebeldia dos tempos que tocava rock n’roll no seu grupo “What”), mas também coladeira, funaná ou a sua vertente mais clássica e jazz adquirida na Conservatória de Música do Porto. Engraçado é que ele me dizia que não sabia tocar mornas tradicionais como o Bau ou o Voginha sabem porque aprenderam de família mas que por ter descoberto a música sozinho fazia com que tivesse uma perspectiva completamente diferente. Verdade. Diferente e complicado. E bom… muito bom. 

Ele que procurou fazer música sem tentar definir um estilo porque sabia que as pessoas iriam rotulá-lo viu mais uma vez durante o espectáculo qual a recepção por esta ousadia: um público constantemente a bater palmas e duas ovações de pé da assistência. 






Veja o vídeo “Asanga” do Hernâni Almeida produzido no Mindelo

Um grande artista que sabe compartilhar o espaço do palco e isso viu-se nos incríveis diálogos musicais entre sua guitarra e o baixo de Vando ou entre sua guitarra e a “nave espacial” (os vários instrumentos de percussão) do seu “cumpadre” Ndú. Outra conversa boa de se ver e ouvir foi com os teclados de Khali que mostrou ter conseguido aliar técnica e velocidade para alcançar um excelente som. Este é um grupo de jovens artistas extremamente talentosos que ainda irão trazer muito mais coisas boas para a música de Cabo Verde. 

Um espectáculo onde Hernâni e os “Afronamim” conseguiram viajar no palco e improvisar dentro das músicas já editadas oferecendo uma noite de prazer e muita boa música. Muito obrigado.

Com Hernâni e a equipa de produção do seu DVD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tamanho do pénis do crioulo pode estar relacionado com economia de Cabo Verde

Menina de Salamansa usa Facebook para pedir ajuda