“O Aeroporto de São Pedro deveria estar no Porto Novo” , afirma Amadeu Cruz | Dai Varela

27 de outubro de 2011

“O Aeroporto de São Pedro deveria estar no Porto Novo” , afirma Amadeu Cruz

Amadeu Cruz - Presidente Câmara de Porto Novo
O Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Amadeu Cruz, foi “sabatinado” pelos jornalistas em formação do A NAÇÃO, durante a qual pode responder a uma série de perguntas. A dívida acumulada pela empresa de distribuição de águas e os problemas de desenvolvimento do concelho foram alguns dos temas abordados pelo autarca que afirma: o Aeroporto de São Pedro devia estar no Porto Novo”. 



Quais tem sido os maiores desafios ou os pontos fracos do concelho? 

O maior ponto fraco de PN é o mesmo de Cabo Verde: a excessiva partidarização das relações sociais. Basta ver os comentários nos jornais onlines para ver que não há um debate muito sério das questões cabo-verdianas. Temos ainda um tecido empresarial muito fraco e sem capacidade de investimento e análise, o que provoca que não exista nenhuma empresa no mundo rural e a produção do sector primário é de subsistência. Também temos uma fraca presença de quadros técnicos no concelho, bem como de alguma insuficiência de infra-estruturas básicas. 

Reconheço que em termos infra-estruturas rodoviárias e portuárias estamos no bom caminho apesar de ainda faltar mais, por exemplo, a estrada de ligação com Tarrafal de Monte Trigo e o desencravamento de alguns vales, melhorias no sistema de abastecimento de água e electricidade e saneamento. Por fim, devo apontar uma fraca divulgação do marketing promocional da ilha apesar do esforço que temos feito junto com a empresa Alfa Comunicações neste sentido. 


E quais são os pontos fortes? 

Um dos primordiais é a pesca onde Santo Antão alberga um dos maiores pontos de pescaria do país, o banco de pesca que fica a noroeste de Tarrafal de Monte e que produz uma boa parte dos peixes consumidos em São Vicente. Outro sector é a pecuária que precisa ser explorada e utilizada as suas vastas áreas desertas que potencializam a criação de animais. No campo da horticultura estamos a intensificar a produção nos principais vales e temos ainda uma boa reserva de pozolânica que precisa ser melhor explorada. Mas acredito que o ponto mais forte desta ilha seja o turismo e que poderá transformar-se no sector mais importante do desenvolvimento da nossa economia. 


Como está a situação da dívida acumulada pela empresa de distribuição de águas no Porto Novo, a APN? 

O Estado não devia deixar crescer mais a dívida tomando medidas para estancar o seu crescimento. Terá que ser o poder público a pagar a dívida acumulada até agora. Para resolver o problema é preciso haver tarifas de equilíbrio de sistema que tanto podem ser de acordo com os custos actuais de sistema ou então considerando uma subvenção do Estado à produção de água. Temos que encontrar uma solução do problema de abastecimento de água na cidade mas há dois riscos: primeiro, o governo não pode deixar mais de dez mil pessoas sem água, portanto, não é possível cortar o abastecimento. O segundo risco é da credibilidade externa do Estado que é preciso defender. 


O que é que a sua autarquia tem feito para incentivar a fixação de quadros e de empresas privadas no concelho? 

Esta não é uma questão fácil de responder. Nós constatamos que havia um défice de quadros no Porto Novo, e Santo Antão em geral, por isso fizemos um esforço de capacitação dos quadros na ilha. Neste momento a Câmara subsidia cerca de 100 estudantes no ensino superior e temos protocolo com a Uni-CV e com escolas profissionais de Cabo Verde e do estrangeiro. 

É preciso notar que a fixação dos quadros numa determinada região depende da vontade política e da existência ou não do mercado de trabalho. Portanto, a melhor estratégia a ser utilizada para fixar quadros é atrair investimentos produtivos e criação de empresas capazes de absorverem mão-de-obra para gerarem empregos. Em termos legais temos as nossas competências para fazer algumas coisas mas a política da promoção empresarial é da responsabilidade do Estado. 


Em 2004 afirmou que a Zona Industrial do Lazareto (no Mindelo) deveria estar no Porto Novo. Ainda mantém esta posição? 

Na altura não fui bem entendido. Se repararmos bem a Zona Industrial do Lazareto (ZIL) está praticamente dentro da malha urbana de São Vicente que é uma ilha pequena em termos de território. Enquanto isso temos aqui em Santo Antão uma extensão de terreno que vai até Monte Trigo e com possibilidade de criação de infra-estruturas aeroportuáreas que apresentam uma vantagem competitiva e económica em relação a São Vicente. Acredito que seria mais eficiente em termos económicos que Mindelo oferecesse toda a sua vivência urbana e cultural e por outro lado Porto Novo ofereceria aquilo que poderá ser um prejuízo a longo termo, em termos ambientais e urbanísticos, para São Vicente como é o caso da ZIL. 

Hoje digo mais: o Aeroporto de São Pedro (ASP) poderia estar aqui no Porto Novo. Dito agora pode não parecer evidente, mas o país não precisa somente daquilo que é evidente. Pode-se constatar que o ASP não tem possibilidade de expansão porque está encravado num vale enquanto no PN há uma planície enorme onde poderia estar melhor localizado. 







Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search