Gala do Desporto Cabo-verdiano ou quando todos entendem de jornalismo | Dai Varela

4 de novembro de 2012

Gala do Desporto Cabo-verdiano ou quando todos entendem de jornalismo


A Gala do Desporto de Cabo Verde realiza-se no dia 11 de Novembro, na cidade do Mindelo. Será uma oportunidade de ser reconhecido os agentes desportivos que deram e dão o seu contributo pelo desporto destas ilhas. Uma grande iniciativa para reconhecer atletas, dirigentes e comunicação social. Até aqui tudo bem.

O problema é que a nomeação dos jornalistas e órgãos de comunicação social esteve a cargo das Federações desportivas do país. Antes de continuar devo salientar que não tenho nada contra quem foi nomeado mas o que entendo é que as nomeações na área da imprensa não deveriam ser feitas pelos presidentes destas entidades.

No futebol pergunta-se aos agentes desportivos ligados à essa modalidade quem são os melhores jogadores e treinadores. No basquetebol faz-se o mesmo com os actores desta modalidade. Idem aspas para as outras modalidades que têm Federação em Cabo Verde. Então porque é que na Comunicação Social foi-se perguntar à agentes fora deste meio quem foi o jornalista ou o órgão de comunicação que mais se destacou na cobertura desportiva em 2012? A resposta parece-me simples: aqui nesta terrinha todos achamos que entendemos de jornalismo logo, qualquer um pode decidir quem está a fazer uma melhor cobertura desportiva.

Repito: não está em questão os jornalistas ou órgãos de comunicação nomeados, mas sim que estes deveriam ser escolhidos pelos seus pares. Tenho dito. 


  1. Este é o único prémio do jornalismo no País e quem indica não entende da área. A pergunta que não quer calar é qualo critério que usam para indicar. Talento? Amizade? Serviços sujos prestados a federação? ou outros?

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search