DaiCensor... essa é boa | Dai Varela

15 de junho de 2012

DaiCensor... essa é boa

Curiosamente fui acusado de ser um censurador. Até já ganhei um epíteto de DaiCensor. Curioso isto porque tenho um blogue onde os comentários são livres e sem moderação prévia. Sei que é um grande risco que corro ao deixar a porta aberta para coisas boas e menos boas mas preferi assim porque estava sempre na net e poderia fazer a pós-moderação rapidamente. 

Agora o tempo escasseia e o corpo quer mais atenção pelo que o ritmo tende a baixar e é possível que escolha a moderação prévia dos comentários para evitar surpresas desagradáveis. 

Falam-me de liberdades de expressão como se esta liberdade limitasse todos os outros direitos. Você tem a liberdade de exprimir-se nos jornais online e nos blogues mas este mesmo jornal ou blogue tem a liberdade de exprimir-se também e de moderar as expressões. Digo isto porque exprimo-me tanto nos artigos como nos comentários publicados, sejam eles meus ou dos meus leitores. Quem lê um comentário publicado, mesmo que assinado por outra pessoa, sempre fará a associação ao meu nome porque este espaço a mim me pertence. Se o que está escrito for obsceno ou de mau gosto, o leitor dirá “poxa, como Daivarela deixou que isto fosse publicado no seu blogue?” 

Acusam-me também de ser contra comentários anónimos. Grande inverdade. Sei que quando “Crioula di terra” ou “Alfredo Silva da Luz – São Vicente” fazem comentários, eles serão sempre comentários “anónimos” porque não é possível saber quem são realmente estas pessoas. Pode ser que eu saiba quem é “Crioula di terra” e nem saiba quem é este comentarista que assina com um nome completo e localização. A internet tem dessas coisas. Reafirmo, o problema está na moderação que precisa ser regulamentada e responsabilizada.

Eu não tenho problemas com as críticas, até porque se tivesse não teria um blogue aberto a comentários. Só peço para que elas tenham um pouco de finesse para mantermos o nível elevado.

Um abraço cheio de calor de Mindelo a todos os leitores.


  1. Pessoas que gostam de liberdade têm que saber que também existem limitações . Subscrevo a sua opinião Daivarela.
    ABC

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo, eu entendo a sua posição mas, como se costuma dizer, "quem anda à chuva, molha-se"...O Blogue deve ser um local de exercício das liberdades e quando às vezs sai desoforo há sempre duas opções: responder à letra ou, simplesmente, ignorar...

    ResponderEliminar
  3. Este texto foi mais moderado do que o teu primeiro comentario qie despoletou toda esta "guerra". Mas mesmo assim estàs a ser mau perdedor, razao pela qual estàs a dar justificaçoes.

    Sim, chamei-te DaiCensor, porque eu também sou de Mindelo e sou duma altura em que o humor mindelense era devastador! Pelos vistos a nova geraçao nao tem pedalada para nos aguentar.

    Mas para além do humor sou um homem de rigor, sou um pensador e nao gosto que me tratem de parvo pelo que vou citar-te no original onde tu mesmo deste a mao à palmatoria admitindo que tinhas praticado CENSURA. Alias eu acho que foste mesmo infantil. Aqui vai a tua confissao citado 'in texto':

    "lOha, não coloquei os comentários porque na altura apaguei todos, incluindo os que não continham as expressões menos simpáticas. Só voltei a colocar este para mostrar o motivo da minha acção."

    O que é isto meu caro a nao ser um censor. Passas a ser DaiCensor!! que até um nick com pinta!

    Al Binda

    PS Afinal onde estao os teus colegas do jornalismo e comunicaçao para virem debater sobre a liberdade de expressao e o anonimato. E' so garganta?!!! Onde està o teu proprio Professor de ética, deontologia e liberdades?! Ele tem medo do Mestre?!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh Criola limitaçoes é precisamete o argumento! Eu ja dei dois exemplos ao Daio de uma grande democracia ocidental onde fizeram um dossier com tema de capa chamando ao Presidente Sakozy de Bandido. E ao Mitterrand e os seus 40 ladroes, tema de livro.

    A limitaçao como tu dizes foi artigos e amais artigos a desancar nos autores do livro e no director do jornal que voltaram a desancar ainda mais forte e feio nos ditos cujos.

    Vocês nao sabem o que é liberdade de expressao e de imprensa em Cabo Verde.

    Vao ler a imprensa inglesa, se é que sabem ler o inglês calao; vao ler Bild se é que se sabem como é que o povo fala com trocadilhos a enxovalhar os politicos.

    O problema é que o vosso modelo é Portugal e Portugal nesta matéria é um coitadinho e nao sabem falar mais nem ler outras linguas. Ja mal lêem o português quanto mais agora linguas mais dificeis como o alemao ou o inglês.


    Vocês falam de cor, mas como sao teimosos continuam e as vossas referencias bibiograficas sao os contos de Germano. Isto é mesmo para se rir.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  5. Liberdades para todos: de comentar e de moderar. Você faz a moderação prévia. Isto torna-te mais censurador do que eu? Eis a minha dúvida.

    ResponderEliminar
  6. Dito e feito. A minha liberdade termina lá onde começa a do outro

    ResponderEliminar
  7. Apoio completamente o teu direito a moderar comentários.Se algum dia fizeres isso cm os meus,terei duas soluções:OU DEIXO DE VIR AQUI,ou CONTINUO VINDO AQUI..............
    lol

    ResponderEliminar
  8. Desculpa me pela minha lisura no falar, pois você que
    argumenta cheio de arrogância e prepotência, deves ser o dono do conhecimento
    geral ou o senhor sábio, pois você não só é uma pessoa de rigor (como tu mesmo
    tem a ousadia e glamor de destacar) como também tens falta de humildade
    pensando que somente a sua verdade e absoluta. Entre os seres vivos és o mais
    intelectual de todos e conheces melhor do que ninguém a liberdade de expressão.


    De uma forma pejorativa exerces a sua liberdade de expressão
    chamando dai de dai censor, ok mesmo assim estas exercendo a sua liberdade,
    sendo assim vou exercer a minha chamando te de o mais sábio, ou preferes o
    arrogante? Tu nem sabes o significado da palavra rigor e pensador, porque
    argumentar todos podem argumentar ou expressar, mais somos poucos que sabem
    defender a sua tese sem usar palavras pejorativas ou nick names. Quando falas
    da nova geração pensa bem porque a tua geração sinceramente já se foi, somos a
    nova geração com argumentos, podemos ser até a imensa minoria mas nós é que
    somos a liberdade de expressão em pessoa não estamos preso ao politicamente ou
    socialmente correcto mais sim ao humanamente correcto. Você não quer exercer a
    sua liberdade mais sim exibir se ou regredir os outros com o seu enorme
    conhecimento. Eu vou escrever em anonimato á algum problema?

    ResponderEliminar
  9. Desculpe, amigo, mas eu não faço nenhuma espécie de moderação, pelo menos, conscientemente...

    ResponderEliminar
  10. Tens razão e até fui lá confirmar. Não fazes moderação. Confundi com o JB.
    Acho que isto lhe faz mais democrático do que eu. Não sei...

    ResponderEliminar
  11. Meu caro, nós somos o quie somos independentemente daquilo que os outros oensam ne nós...

    ResponderEliminar
  12. Para não estar a repetir o que outros aqui já disseram vou apenas utilizar a palavra que neste momento é adequado ao Al Binda, FRUSTRADO. Não tenho problema nenhum em dizer que, por vezes, tens uns discursos eloquentes e dou-te razão em alguns pontos, mas meu velho, como jovenzinha que sou e nada sei, digo-te, na minha mais humilde opinião que poderias saber discutir sem insultar. Não aprendeste a fazer isso lá com teus grandes ídolos? Mau, mau. Lês todos esses jornais em inglês, que não percebo patavinas, em francês, credooo, e alemão, (melhor parar de citar essas línguas de que nunca ouvi falar e nunca irei aprender, pois sou uma completa analfabeta); continuando, até ainda não aprendeste. E essa de estarmos a comparar aquilo que se faz num país e não se faz em outro, cobiça-se daqui mas deveria-se copiar do outro que é melhor. Talvez se parássemos de copiar e começar a pensar pelas nossas cabeças, as coisas começariam a andar melhor.
    Não iria endereçar nada a ti, Al Bianda, pois quando venho para o blog do Dai Varela leio e dou a minha opinião, totalmente livre e sem medo de represálias,  mas também sem insultar ninguém e nem chamar de artigos de merda para ninguém, mas como me dedicaste umas palavrinhas digo-te, não tens nem criatividade para criticares diversos posts em sites, ou blogs diferentes. Sabes porquê? Como já fizeste o teu show of aqui no Crioulo n'descontra, tenho prestei mais atenção ao comentários em outros lugares, e como não paras de te vangloriar por aí, também ficava difícil passares despercebido, não é que vi um comentário ipsis verbis a um outro que copiaste e colaste no blog do Dai? Tenha santa paciência porque caso contrário não és para ser levado a sério. E mais, desengana-se se pensas que os jornalistas e colegas de profissão do Dai não estão atentos a tantos disparates que escreves aqui como comentário, mas acho que têm mais o que fazer para te darem atenção. E sim, meu nick é Crioula di Terra e não a vou mudar.

    ResponderEliminar
  13. O DaiCensor, està tao descontrolado que ja nem sabe, assim como o Telmoluz mais acima, o que é moderaçao e CENSURA. Claro que se pode ser moderador (alias isto é até uma das profissoes do jornaliso; mas afinal estudaste jornalismo ou quê?) sem ser CENSOR. O problema é que no caso em pauta foste CENSOR.

    Outra coisa DaiCensor nao reparaste que  Zito tem 77 anos e trata-te por você, e tu um puto de 25 anos nem és inteligente o suficiente para veres que devias tratar o senhor pelo menos por você? 

    E era o Zito que no seu blogue me pediu comedismo e compreensao para vos aturar vocês os jovens atrevidos que nem respeito se têm pelos mais velhos, mais experientes e que continuam a ensinar-vos a vossa propria profissao. Oh rapaz um jornalista num debate como este por exemplo é um MODERADOR;
    tU NO teu caso, e reconheceste até que tu CENSURASTE os meus posts. Portanto ja nao vale a pena estar sempre a justificar-te. Da o braço a torcer e a gente esquece este incidente até porque isto aqui é tua loja.mAS tens que reconhecer que ter uma loja sem mercadoria, quer dizer debtate, vbais à falêcia.

    E at"é agora nunca tiveste tanto debate aqui sem a minha presença.

    Eu sou o homem que mais debates provoca naz Net, e como nao podia deixar de ser eu teria que ter muitos inimigos. 

    PS sobre o JB, ele teve mais debate no sesu blogue foi quando eu passei por ali, mas ele també tambem chegou a censurar-me e também ele foi à Radio uma vez pedir censura e tribunal para os anonimos.

    Grandes democratas.... sim democratas populares, o que traduzido quer dizer comunismo da Univao soeitica e da euroepa do leste. Quer o autor que analisou este conceito de democracias populares?!!!!

    nAO NAO QUERO SER ¨ROFESSOR, quero apenas que entendas que é o debate mesmo com derrapagens que nos faz mais homens livres amantes das liberdades. Como diz o Zito andaste na chuva e ficaste molhado comigo!...

    Al Binda

    ResponderEliminar
  14. Oh Telmoluz MODERAR nao é signficado de CENSURA; Precisas de uma gramatica? Vai ler mais abaixo a resposta que eu dei ao DaiCENSOR no seu dialogo com Zito.

    Vocês  nem conhecem o sentido das palavras e querem ser jornalistas?

    Al BiNDA 

    ResponderEliminar
  15. Ponto 1 - Parece que confundes Moderação e Censura. É moderação quando tens que esperar para teu comentário ser publicado, ou não, nos espaços de moderação prévia. Mas (como no caso deste blogue que tem pós moderação), já é censura decidir se um comentário deve permanecer ou não? Decida-se.

    Ponto 2 - Se reparares (de boa-fé) notarás que procuro dirigir-me ao Zito Azevedo por "você". Se tal não aconteceu pode ser algum deslize pela pressa.

    ResponderEliminar
  16. Eu nao confundo coisa nenhuma, rapazin,ho! Tu tens um problema muito grave com a lingua portuguesa e fica chato para alguém que quer seja um bom jornalista como tu disseste.

    Tu deste ou nao no jornalismo e comunicaçao a disciplina de Moderaçao de antena, de debate, de conversa etc ou nao? No jornalismo é o primeiro sentido da palavra, porque é até um género jornalistico.

    O novo sentido que se introduziu para moderar agora nos on-line é recente e é um eufemismo para CENSURA, para controlar. Alias moderar comentarios o que é senao CONTROLAR? Quando queres controlar alguém ou uma actividade qualquer, no caso escrita, isto chama-se CENSURA. ALias controlar alguém ja é pidesco.

    Mas dizia como tens um problema grave com o português, fui buscar-te alguns sinônimos de moderar, que quer dizer ter mao em...(PERCEBES o sentido?!), RESTRINGIR 5percebes?), MODIFICAR (quand modificas  o texto de alguém sem a sua autorizaçao o que é senao censura?)? conter-se, tornar-se comedido etc. 

    Como vês nao te conteste ao APAGARES OS MEUS POSTS (censura meu caro); Como vês nao foste comedido (CENSURA, homem).

    Alias queres que eu va uma vez mais buscar o que tu mdsmo confessaste que tinhas APAGADO os meus posts. APAGAR no caso quer dizer CENSURAR, quer dizer ROUBAR o meu trabalho intelectual.

    Mas que diabo com que média de português entraste no curso de Jornalismo, A primeira ferramenta do jornalismo é a lingua. Tu tens sérias lacunas com a compreensao do português. Eu gostaria de te ouvir a falar português de improviso.

    Diz-me la qual foi a tua média em português? Bem com bazofaria, vaidade ou o que tu quiseres, eu ja te disse que nunca fui aos exames no liceu, e a minha média no antigo sétimo quer dizer décimo segundo pois sou do tempo de 5 anos de escola prmaria e 7 anos de liceu, dizia a minha média em português foi de 17 valores. 

    Os meus professores desde a escola primaria foram na esmagadora maioria portugueses e tive  um crioulo como portugues que é referência para todos que foi Baltasar Lopes da SilVA.

    Arrre, rapaz, se tu fosse meu aluno de português nao te deixava fazer jornalismo. Alias, na Europa avançada sao os melhores alunos que depois de seleccionados através de diplomas ja obtidos geralmente licenciatura, fazem concursos para entrarem em escolas especiais de jornalismo, caso da França ou Alemanha por exemplo.

    E' claro que ha universidades beras que fazem também jornalismo, mas esses nunca conseguem ter um emrpego a serio numa boa rradio, tv ou jornal.
    Arre mais uma vez. Tu queres finalmente debater sobre liberdades ou vais-te armar em esperto e salio, sem saberes sequer defender-te pois tu nao conheces nem a dialéctica nem a retorica.

    Tu como meu aluno de Jornalismo chumbar-te-ia.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  17. Tu repeteste esta frase sem conhecer a sua essencia filosofica. E desde ja te digo que nao é nada do filosofo Voltaire como se costuma dizer mas de um inglês.

    A liberdade é conhecimento, é saber, é argumento, é debate. Isto é que é ser um homem livre; Um homem com conhecimentos nao tem medo de debater e nao lhe passa pela cabeça CENSURAR o trabalho do outro. Ele tem é de arranjar argumentos com força intelctual para dar cabo do outro. Aqui so estàs na defensiva e ainda nao conseguistes marcar um unico ponto. COntinuas a molharète como te diz e bem Zito, esse sim senhor um verdadeiro liberal pelo menos a esse nivel (apesar dele dizer que é socialdemcorata) pois deixa as pessoas escreverem livremente. Mas eu por acaso ja o critiquei a proposito do novo esquema que introduziu de incluir uns hieroglifos que é também uma forma de CONROLO de ESPIAR. Alias é até umparadoxo, pois se ele deixa entrar automaticamente os comentarios para quê fazer o leitor perder tempo a preencher aquelas letras que muitas vezes a gente nem consegue decifrar?

    Globalmente em todos os espaços on-line os leitores sao cmedidos nos seus comentarios até porque depois de um gajo derraparar duas ou três ele mesmo vê que està a fazer figura de urso e desaparece.
    Eu sei que ser livre e amante da liberdade sobretudo nessa matéria de exprimir ideias é muito dificil, extrememamente mesmo muito dificil.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  18. Oh Crioula tu tens que saber o que dizes, se dizes que sou eloquente, como é que ôdes entrar em contradiçao e dizer que nao tenho criativdade que nao posso ser levado a sério? Estàs a ver que vocês nao conhecem o sentido das palavras.

    Eu ja tenho idade para nao estar preocupado com essas vaidades de jovens. O problema é como ja disse vocês confundem tudo. Nao estao habituados a debater. Desde que alguem vos critica e sustenta as suas criticas com conhecimentos começam logo a sentir-se humilhados.

    Onde viste insultos nos meus escritos. Esta com uma fixaçao na palavra "merda" quando o proprio Daivarela ja utilizou aqui palavras muito mais vexatorias e que ofendem mesmo a dignidade de crianças. Vao os comentarios sobre a serie que ele fez sobre como conquistar uma menina.

    E' isso que querem?Oh rapariga, o francês por exemplo quando vai a um debate na televisao como logo declinar todos os seus diplomas feitos nas esscolas de elite, as funçoes que ja desempenhou etc etc. E' uma questao cultural, que é normal, Mas em CV como temos uma cultura de coitadinhos basta alguem citar autores ou dizer que tem diplomas (o que eu por acaso ainda nao disse aqui uma unica vez) apenas falei nos meus quadros de honra dos tempos do liceu, mas dizia basta alguem citar Volaire ou Montesquieu para ser visto com pretensioso.

    Sabes porquê? Porque esta nova juventude nao tem essa cultura de citar; Vocês so falam de cor e sao teimosos que nem sei o quê? Sabes porquê? Porque pertencem a uma geraçao que estudou em termos médios mais do que os pais, entao pensam que sao especiais. Mas vou chatear-te uma vez mais, eu nao estudei mais do que o meu pai. Ele ja era um erudito com biblitoeca no trabalhoo e em casa.

    Logo, nao tenho esse complexo que vocês de que sabnem mais do que os vossos pais que na maioria das vezes nem ao liceu se foram.

    Aguenta entao menina porque eu pertenço a uma familia altamente culta e estou-me nas tintas se ficam chateados ou nao. Falei sim senhor também na Alemanha, porque estudei na Alemanha. Sabes por exemplo, que na Alemanha basta alguem ser doutorado, ha uma regra que diz que a pessoa passa a incluir no seu bilhete de identidade ou passaporte o titulo de DOUTOR; Por exemplo DOUTOR Hans Fritz. Isto para te dizer que é normal que as pessoas declinem os seus conhecimento ou titulos precisamente para os seus interlocutores nao pensarem que està a falar de cor? A pessoa fala portanto com AUTORIDADE na matéria.

    Nao temos essa cultura e quando aparece alguem com esse rigor é atacado, quer dizer viramos o argumentio ao contrario.

    Quanto anônimo nao vou perder  meu tempo com um imbecil desses. Eu ja vos disse ou debatem querendo aprender ou entao vao levar no pêlo porque ja vos disse que eu sou tambem crioulo e eu sei que a média do criouolo so funciona à paulada porque temos uma cultura altoritaria, que nos vem do fascismo e do comunismo; Nao temos de facto essa cultura de debate de ideias. Incluo-me nisso apenas por ser caboverdianos, mas eu ja nao vivo ha mais de 30 anos em Cabo Verde estando a viver em paises onde a democracia e o debate estao mais avançados no mundo.Logo alguma coisinha tinha que aprendeer e nao sao uns jovens de 25 de uma terra atrasada, sem biblioteca, sem laboratorios, sem livros que me vao dizer o contrario.

    Peercebes  criolinha atrevida?!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  19. Aqui ficou pequeno por isso vou-te responder em post.

    Uma dica: se vais criticar o português de uma pessoa, fazia-te bem tentares escrever a crítica sem erros. É que fica contraditório.

    ResponderEliminar
  20. Dai,

    Advogado do diabo não sou, nem quero meter a colherada em sopa alheia. Se o conselho fosse algo bom, ele era vendido e não dado, portanto, dou o meu: cuidado, estás a tornar-te um refém!

    ResponderEliminar
  21. boa dica. fez-me reflectir

    ResponderEliminar
  22. Al Binda (vou continuar a chamar-te assim porque não queres que os outros saibam quem tu és), mas desde o momento que soube quem tu eras, decidi que não adiantava muito estarmos aqui a gastar letras. Se fosses assim tão inteligente quanto queres parecer, paravas, pensavas e só depois escrevias. Assim quem sabe não saiam tantas asneiras. Falo que tens um discurso eloquente e logo depois caio na contradição, propositadamente, porque é desta forma que és. Sabes porquê? No início dos teus comentários começas a fazer um raciocínio lógico das tuas ideias, e como já havia dito algures, fazes sentido - por vezes - e, as ideias são para serem discutidas, e com o que se escreve aqui não é diferente. Mas não sei qual a tua pressa, se tens algum problema de alguma ordem e começas a descontrolar. Ainda estás para ganhar o meu respeito e, ao contrário do que pensas, as pessoas de mais experiência de vida que eu, são me muito bem vindas e sempre oiço o que me têm a dizer. Outra dica dum ditado bem do senso comum, mas que agora te assenta como uma luva, "macaco ta chinta riba ce rabo e ta critica otus alguém". 
    Daquela que achas que é crioulinha atrevida só por não concordar com tudo o que dizes.

    ResponderEliminar
  23. Dai,

    Desculpa o meu marido. As vezes ele tem problemas e costuma procurar alguém para descontar a raiva. No fundo é boa pessoa... Mas gosta muito de ser o protagonista e utiliza factos da vida alheia para criar essa pessoa ideal, o dito Al Binda. Continuação de bom dia.

    P.S. O Português dele não é mau, o problema é o teclado cá de casa. 

    ResponderEliminar
  24. Meu caro amigo espero que não te deixas abalar com alguns comentarios, é facil criticar mesmo injustamente, mas é extremamente dificil um crioulo elogiar o trabalho do outro mesmo quando ele merece, tipico de um caboverdiano critica mais do que ajuda...força continuação de bom trabalho...

    ResponderEliminar
  25. " depois de um gajo derraparar duas ou três ele mesmo vê que está a fazer figura de urso e desaparece" Parece que o Albinda ainda não viu a figura de urso que está a fazer..senão já tinha dado de frosques.  Mas tem a sua piada ler este "filho de gente culta" (apetece o trocadilho, não apetece) a cometer tantos erros na escrita e depois criticar o português dos outros ou ainda como insiste em demonstrar o quão está evoluído por andar fora alemães é que sabem toda e franceses...que "uncle tom" me saíste. Mesmo que não tenhas corretor no teu browser tanto erro oh Arrrbinda.
    Mas a parte mesmo engraçada é ,como a crioula refere, é começares o discurso mais ou menos coerente e depois é uma cavalgada de asneiras, OFENSAS, a bater no peito como um gorila, quase que o imagino o frenesim que deves escrever os últimos parágrafos disparando por todo lado num final sempre neurótico, paranoico e sinto um misto de pena por ver um caso de saúde mental e uma solidão extrema que está no mote de "mandares vir com tudo e todos e depois esperares a resposta para "existires".
    A moderação surgiu por causa de pessoas como tu que não trazem nada de novo a discussões, pessoas desiquilibradas...se Odair não vai permitir comentários racistas porque há-de  permitir opiniões como "sao uns jovens de 25 de uma terra atrasada" Pedante, agora, ofendo eu.
    Vai uma confusão nesta cabeça entre liberdade de expressão e pura anarquia. O Dai é "presidente" desta entidade que é o seu blog e tu queres mesmo como diz o outro torna-lo refém e escudando-se no facto de ele moderar o blog e só faz bem. Aqui como numa democracia temos de restringir a liberdade de alguns para que os outros possam gozar  plenamente a sua, aqueles que querem aproveitar da "liberdade" para minarem, ofenderem, incitarem violência de qualquer género etc Já imaginaste se tivessem preso o Hitler, achas mal que censurem Mein Kamf?

    Hoje já senti que fiz a minha boa acção do dia...já tens que fazer Arrrbinda. Força...lembra de parar a meio e voltar ao fio da meada.

    ResponderEliminar
  26. muito agradecido. abraço

    ResponderEliminar
  27. hehehehehhe sab pa fronta

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search