Estátua de Cize gera polémica | Dai Varela

25 de março de 2012

Estátua de Cize gera polémica

Apesar das críticas à estátua, criador da obra
e familiares de Cize consideram-na muito boa
Mal foi retirado o pano de protecção da estátua da Cize em frente ao Aeroporto Internacional "Cesária Évora", começaram as críticas ao trabalho do autor, Domingos Luísa. Mas este considera que aquela é "a obra da sua vida", apesar do "pouco tempo" que teve para a concluir. Quem não tem dúvida da qualidade da homenagem à Cesária Évora são os seus filhos, que só têm elogios a fazer.




Milanka Vera-Cruz
Milanka Vera-Cruz, assistente comercial no Mindelo, é uma das pessoas que criticam o trabalho final e afirma-se receosa com a "hipocrisia" que reina no país, pois a estátua simboliza a falta de respeito para o povo desta terra. "Acabamos de sair de um Carnaval que mostrou por A+B que São Vicente tem artistas de sobra para fazer uma obra melhor. Domingos Luísa deve pedir desculpas em nome da arte".

Já o produtor cultural Jeff Hessney usa a ironia para dizer que espera ver um dia em que uma criança chegue pela primeira vez a São Vicente e pergunte aos seus pais "pa modi kel mudjer sta ta kumé gelado?"

Jeff Hessney
Uma discussão que arrasta várias opiniões, entre elas a do desportista Zé Anguila, que pergunta por que só o Domingos Luísa executa tais trabalhos quando há tantos artistas bons em Cabo Verde? "Houve algum concurso para apurar o vencedor? É minha opinião que fomos muito precipitados e São Vicente (e a História de Cabo Verde) merecia muito mais", pergunta Anguila, que reclama uma maior "cultura de discussão" à volta de tais assuntos que ficam para todo o sempre na história de um país.

DESGOSTO

Tchalé Figueira
Outro que se mostra "profundamente" desgostado com o resultado final é o artista plástico Tchalé Figueira: "Mais uma vez, não foi feito concurso público", escreve Tchalé, para quem a estátua é "mais uma aberração, mais um mamarracho", por isso entende que os responsáveis deveriam ter tido mais humildade para consultar os "compreendidos" na matéria.

Mais concertação e diálogo com a população é o que propõe o cineasta Tambla Almeida, que contesta o facto de não ter havido um concurso internacional, pois acredita que muitos escultores a nível mundial iriam participar só pelo nome da Cesária. "Desculpa Cize, mas este teu povo há-de te dar aquilo que realmente mereces e não este triste enterro de Carnaval", lamenta Tambla.

"A OBRA DA MINHA VIDA!"- DOMINGOS LUÍSA

Na apresentação da estátua da Cize durante o baptismo do Aeroporto Internacional "Cesária Évora", Domingos Luísa foi claro nas suas palavras à imprensa: "Esta é a obra da minha vida". Um trabalho que considera falar por si próprio e aponta o pé nu, a forma de vestir, o movimento do corpo, o seu sorriso e expressão como detalhes que a distinguem. "Está lá tudo", garante.

Domingos Luísa
"A obra ficou no meu gosto e adorei a reacção do público", afirma o escultor que reconhece que um mês foi "muito pouco" para tudo isso. "Este é um trabalho que no mínimo deveria levar uns seis meses; trabalhei sob pressão mas nunca deixei de gostar de desafio".

A estátua tem cerca de três metros de altura e é esculpida num material bastante forte mas, ao mesmo tempo, leve. O artista promete que não haverá problemas de resistência ao vento, sol ou chuva. "Gostaria que o público o visse e fotografasse de dia porque é outra coisa à luz do sol", diz Domingos Luísa.

Natural do Paul (Santo Antão), a viver há muitos anos na Cidade da Praia, Domingos Luísa é autor de outras obras do género, casos do "Homem de Pedra" e João Paulo II (Praia), Santo António das Pombas (Paul) e Mulher Cabo-verdiana (Porto Novo). Para todos os efeitos, é dos poucos cabo-verdianos que se tem dedicado a este tipo de trabalho.

FAMÍLIA DA "DIVA" SATISFEITA

Confrontados com as críticas ao resultado da estátua de homenagem à Cize, os familiares da cantora mostram-se satisfeitos com o trabalho de Domingos Luísa, apesar de entenderem que "em matéria de gostos, cada um tem o seu". Eduardo Évora, filho da Diva dos Pés Descalços, considera a estatua dedicada à mãe um "bom trabalho". Por isso, confessa, "fiquei muito contente com a ideia da ASA e do Estado de Cabo Verde em homenagear minha mãe, ainda mais num aeroporto que ela usou tanto para partir e chegar dos seus concertos pelo mundo".
Eduardo e Fernanda Évora, filhos da Cize
e a neta Janete Évora gostam da estátua
e não entendem as críticas

"Algumas pessoas reclamam que a cara não é semelhante à fisionomia da Cize, mas não penso que a cara deveria ser completamente igual. Cada um tem a sua opinião, mas na nossa família todos concordamos que a estátua ficou bem, apesar de acreditar que uma estátua nunca deve ser completamente igual à pessoa", afirma Eduardo Évora.

Opinião semelhante tem a irmã, Fernanda Évora, que não compreende o motivo das pessoas reclamarem porque "aquilo é uma estátua, não é uma pessoa que está lá". E conclui: "Sei de muitas pessoas que não gostaram, mas eu acho que ela está bem e parece muito com ela".


  1. Arrétez de critiquer tout e non porte quoi. Vous faites des figures d'idiots!

    ResponderEliminar
  2. A perfeição não está ao alcance dos homens,vamos considerar a intenção de fazer o melhor,e deixar de perder tempo com críticas talvez injustas e que não levam a nada.Honra a memória da nossa Cize.

    ResponderEliminar
  3. ACHO Q DEVERIAM TER FEITO UM CONCURSO PÚBLICO, E TAMBEM DAR TEMPO SUFICIENTE PARA Q O ARTISTA POSSA FAZER UM EXCELENTE TRABALHO .

    ResponderEliminar
  4. O QUE EU ACHO QUE TODO O MUNDO GOSTARIA ERA DE VER ESSA ESTÁTUA FRENTE AO EDEN-PARK TRANSFORMADO EM "CINE-TEATRO CESÁRIA ÉVORA"...

    ResponderEliminar
  5. Até que é boa ideia...

    ResponderEliminar
  6. Isso é daquelas coisas que não pensam antes de fazer e depois dá nestas polémicas

    ResponderEliminar
  7. Daivarela, assim as coisas ficam ridículas... O povo está virando chakota, digno de um palco de teatro mesmo... Antes era o decreto para as honras do estado no funeral, depois teve o decreto que queria e merece, depois veio o nome do aeroporto uns contestam por ai, outros por alí,,,, em fim em Cabo Verde é assim mesmo: Se não faz/agir está mal visto, se faz/agir continua mal visto na mesma.... É como a parábula do Velho, o Rapaz e o Burro.
    Gosto muito do teu Blog, mas sinceramente pode estar a cair em descredibilização.

    ResponderEliminar
  8. Neves, assim fica difícil. Então achas que tens todo o direito do mundo de ter opinião e dizer que meu blog "pode estar a cair em desacredibilização" mas achas que as outras pessoas não podem ter opinião e estar em desacordo com a qualidade da estátua?
    Seja mais coerente porque se podes ter opinião sem problema aqui no blog, porque é que os outros não podem?  

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search