Sindicatos ameaçam com Greve Geral e trabalhadores perguntam se vai dar praia | Dai Varela

1 de fevereiro de 2012

Sindicatos ameaçam com Greve Geral e trabalhadores perguntam se vai dar praia

Ao que parece as duas centrais sindicais de Cabo Verde querem ir à luta e colocar os trabalhadores da administração pública a fazer (de) greve. Tudo porque reclamam que o Governo de José Maria Neves não quer desbloquear “o prometido” 13º mês, aumento salarial e fixação do salário mínimo nacional.

Como é que isso pode afectar a vida de um crioulo? Que serviços poderão parar?

Transportes Públicos

As duas maiores empresas de autocarros que prestam um (fraco) serviço de transporte urbano não são públicas pelo que se fores condutor podes tirar o cavalinho da chuva e estar pronto para pegar no volante. Mas não é no volante de um carro oficial porque agora dá cadeia andar neles fora do horário de expediente. Com greve ou sem greve.

Por outro lado a Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV) com todas as dívidas que tem com a Aeroporto de Segurança Aérea (ASA) não vai querer acumular este prejuízo. Se houver atrasos e cancelamento de voos neste dia ninguém irá associar este facto com a greve. Os passageiros já estão tão habituados com a falta de respeito da TACV que nem notarão. Até vão pensar que é mais um dia normal nos aeroportos (incluindo aquele aeroporto que ia ser, depois não era e por fim já ninguém tem a certeza se o seu nome é Nelson Mandela ou não).

Escolas e Universidades

Não vai ter aulas. Boa notícia para os alunos, melhor ainda para os professores que há muito reclamam as suas progressões e aumento salarial.

Apesar de somente a Universidade de Cabo Verde ser pública, as outras universidades vão ser forçadas a aderir. Algumas por solidariedade e outras porque os professores dão aulas em quase todas as instituições simultaneamente, pública e privadas. E greve geral é geral!


Saúde


Filas intermináveis e longas esperas. Consultas e cirurgias adiadas. Nada de extraordinário nos Hospitais e Centros de Saúde. Ninguém vai relacionar essa situação habitual com a Greve Geral.

Justiça e Segurança

Tribunais encerrados. Muitos julgamentos adiados (só faltava acontecer no dia do julgamento do caso Isaura Gomes para o seu advogado de defesa, Amadeu Oliveira reclamar ainda mais do Sistema).

Guardas Prisionais irão aderir a greve e deixarão prisioneiras saírem para fazerem teste nos cursos que frequentam na Universidade. Infelizmente elas encontrarão as portas da instituição fechadas. Algumas aproveitarão para fazer umas comprinhas básicas nas boutiques da cidade.

A Polícia também irá aderir e na pressa alguns esquecerão de confirmar se a porta de segurança máxima ficou fechada. É provável que vários quilos de droga poderão tomar chá de sumiço de forma misteriosa.

Comércio

Os trabalhadores irão atender as pessoas com a cara pouco amigável, demorarão uma eternidade para saberem o que o cliente quer. Depois mais um pouco de tempo para o servir. Qualquer relação com a greve é pura aparência.

Resultado da Greve Geral

As Centrais Sindicais dirão que a adesão foi de 75% e o Governo afirmará que rondou os 15%. Enquanto isso os trabalhadores estarão na praia da Laginha a aproveitar a “folga”ou no interior de Santiago a descontrair ou ainda noutro local bonito deste nosso querido Cabo Verde. Manif? Nã... assim você me mata…


  1. Djam da uns bons gargalhada antes de durmi. Mas bo tem razão, analisando as coisas por este prisma.Por isso ki nunca n'da conta de nenhum greve geral prei...tudu ta fica na msm - Bom texto Dai.
    ABC

    ResponderEliminar
  2. Aa greves são, por natureza, um direito mas, também, o ultimo dos recursos dos rabalhadores nas suas lutas com o poder insituído...Portanto, devem ser utilizadas não porque são legais mas sim porque se esgotaram todos os recursos negociais colocados à disposição das partes...Uma greve geral, então, pode ter efeitos de ricochete se não tiver o prévio apoio de todas as forças sindicais, correndo o risco de repúdio por parte das populações que não compreenderão uma greve de meia-duzia de descontentes (ou oportunistas...)!

    ResponderEliminar
  3. @Megs
    'brigada e prepara para fazer greve na na Kebrakanela

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search