Pedra Rolada - jovens usam centro comunitário para dinamizar localidade | Dai Varela

17 de fevereiro de 2012

Pedra Rolada - jovens usam centro comunitário para dinamizar localidade

O Espaço Jovem é um centro comunitário construído há vários anos por moradores de Pedra Rolada, interior de São Vicente, e que hoje é uma referência. Já conheceu várias funções, como escola ou oficina, mas a partir de 2002 teve uma nova dinâmica com os jovens a realizarem diversas actividades: explicação para crianças, projecção de filmes, passeios, jogos, danças e outras. 

(Da esquerda) Maximano, Ibraltino e Walter 
são alguns dos jovens voluntários do Espaço Jovem
Um dos responsáveis pelo Espaço Jovem é Ibraltino “Notch” Delgado que usou da sua experiência de líder associativo juvenil para, juntamente, com outros jovens dinamizar Pedra Rolada. “Começámos por arranjar uma televisão usada através de uma oferta de um senhor”, explica. “Depois conseguimos uma mesa e algumas cadeiras que são usados para as reuniões do grupo mas ainda precisamos de muitas coisas”. 

Primeiramente, o espaço jovem funcionou grandemente devido aos apoios de uma associação missionária de solidariedade e desenvolvimento italiana e após algum tempo a gestão hoje faz-se através de financiamento de pequenos projectos pontuais. 

“Solicitamos coisas como uma bola ou duas taças para realização de torneios porque esta é uma zona carenciada onde com pouco se pode fazer alguma coisa. Hoje temos ganhos consideráveis porque no ano anterior conseguimos um financiamento da Cooperação Francesa que muito nos tem ajudado”, afirma Notch. 

São vários os jovens de Pedra Rolada que após terminarem o 12º ano não conseguem continuar os estudos por razões financeiras. Alguns prestam serviço voluntário no centro pelo que o Espaço Jovem procura ajudá-los no financiamento de bolsas de estudo juntamente com a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV). 


Avaliação

“Pedimos apoio para os nossos jovens voluntários carenciados onde entramos com uma gratificação de cinco mil escudos mensais para completar a mensalidade da escola e a CMSV entra com o resto”, afirma Notch que vê nisso uma forma de compensar essas acções de voluntariado. 

Espaço Jovem é o centro das actividades
em Pedra Rolada
Um dos jovens que usam o centro com frequência é Maximano Neves, 20 anos. “Se não tivéssemos este local a nossa zona seria aborrecida. Temos um grupo que dá o seu contributo voluntário sempre que o Centro precisa de nós porque sabemos da sua importância”, conta este jovem que também dá explicações às crianças por sentir que isto é algo que faz falta na zona. 

“Na escola de Pedra Rolada as crianças assistem aulas de segunda e terceira classes juntas e no final do dia parece que não entenderam nada. Esta é uma forma de ajudá-las para poderem desenvolver as suas capacidades”, acrescenta. 


Ponto de Encontro

Walter Renato é outro jovem que reconhece a importância do centro para a comunidade. “Há muita gente que não tem televisão em casa e que vem assistir aos jogos e noticiários. As pessoas podem divertir-se no centro porque temos jogos como matrecos e livros interessantes”, revela este que também dá explicações às crianças de forma voluntária. Neste momento o Espaço Jovem prepara-se para instalar um ciber-café que servirá Pedra Rolada e um pequeno ginásio no terraço do edifício onde quem quiser poderá manter o corpo em forma.


  1. Maltas de zona "Roling Stones" ka ta durmi na forma!!! Nera Dai Varela?

    ResponderEliminar
  2. é dvera Alexandre Tey e mim te gostá de oiá maltas nov te tma iniciativa pe coza dret tb

    ResponderEliminar
  3. Gilson Rodrigues - Taekwondo17 de fevereiro de 2012 às 14:16

    força maltas, um tem imenso orgulho ne sabe k maltas de pedra rolada te td k mural p isda nos jovem. pa mim é um orgulho mas ainda porque la k um nasce, de la k tud começa. força maltas, bsot contactam p um pode da um ajuda tbm e inclui nha zona nesse projecto k no tem tambem.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search