"Morada", no Mindelo, é Património Nacional (até que enfim) | Dai Varela

22 de janeiro de 2012

"Morada", no Mindelo, é Património Nacional (até que enfim)

Hoje (22 de Janeiro) é dia da minha ilha, São Vicente, e que melhor prenda do que ter a sua cidade (Mindelo) declarada como Património Nacional? Isso mesmo, o Centro Histórico ou melhor, a nossa querida “Morada” recebe esta distinção por causa do seu grande valor. 

Nossa querida "Morada" agora é Património Nacional
Demorou para acontecer tendo em conta que esta lei existe desde 1990 e já tinham recebido esta classificação em 1990 a Cidade Velha (Santiago), em 2006 Tarrafal (Santiago) e em 2010 a Ribeira Brava (São Nicolau). 

Com esta classificação de Património Nacional do Centro Histórico do Mindelo feita através da lei de Base do Património Cultural (lei 102/III/90 de 29 de Dezembro), o Estado será obrigado legalmente a preservar e valorizar o seu património cultural. Por outro lado a Autarquia terá o dever de cuidar desse legado na sua área de jurisdição enquanto aos cidadãos é requerido que velem por essa herança cultural. 

O Ministério da Cultura justifica esta distinção para Morada pelo seu “conjunto arquitectónico de interesse histórico, arqueológico, artístico, científico e social”. Defende ainda que “o seu valor justifica a conservação, o restauro e a valorização de um conjunto de imóveis”, por isso a zona histórica será delimitada e protegida. 





Veja este documentário sobre São Vicente

Com esta classificação já não será possível demolir, modificar ou alterar certos imóveis sem autorização do Município e decisão favorável do Instituto da Investigação e do Património Cultural (IIPC). É, também, estabelecida uma norma de construção que irá orientar as novas edificações e a autorização só pode ser concedida se os trabalhos ou obras estiverem em conformidade com o plano de salvaguarda e de valorização do Centro Histórico de Mindelo.


Espero que esta valorização da identidade de Mindelo consiga-se trazer mais turistas e investigadores e que haja melhorias para a população.

Espero que agora classificada como Património Nacional seja mais difícil acontecer casos de degradação e destruição como foi os do Cinema Edén Park, casa do Dr. Adriano, Fortim del Rei, Café Royal, etc...



Mário Lúcio, Ministro da Cultura anuncia no 
Mindelo a classificação de Património Nacional


Parabéns, Ilha Mítica do Monte Cara.


  1. Sejam quem forem aqueles que de uma maneira ou de outra tiveram influência nesta decisão histórica, merecem honroso lugar no panteão dos ilustres do Mindelo e de Cabo Verde.

    Os que influenciaram a destruição ou modificação gravosa do Eden Park, do Fortim, da casa do Dr. Adriano, do Café Royal e da casa do poeta Sérgio Frusoni, etc., também terão o seu lugar na História - mas pelo lado mau, pelo do desprezo e da desonra cultural.

    Braça sanvicentina e mindelense
    Djack

    ResponderEliminar
  2. @Joaquim Saial
    Assim espero, que nenhum seja esquecido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Destincao kta bem tarde "visto ke grandes edificacoes antigas ja foram abaixo" mas merecid, i ess destincao e um "stop" nish demolicao.

    ResponderEliminar
  4. José Oliveira Da Fonseca22 de janeiro de 2012 às 17:45

    e viva o nosso Mindelo

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search