Aeroporto “Nelson Mandela” - estará Cabo Verde a pagar uma dívida? | Dai Varela

14 de janeiro de 2012

Aeroporto “Nelson Mandela” - estará Cabo Verde a pagar uma dívida?

Aeroporto "Nelson Mandela"
na cidade da Praia
Cabo Verde deu novo nome ao Aeroporto da Praia. Agora chama-se “Nelson Mandela”, mas porquê uma figura oriunda da África do Sul recebe esta homenagem? Realmente este é uma personalidade incontornável da história africana e mundial, mas não será esta uma forma de pagar uma dívida histórica que não temos tanto orgulho em falar?


Estou falando da nossa participação no regime racista do Apartheid que vigorou na África do Sul e criou uma das sociedades mais injustas do mundo. Sabiam que quando os países africanos, nos poucos momentos de lucidez conjunta, boicotaram o regime de segregação e limitaram as trocas comerciais para pressionaram a mudança, o nosso país foi dos poucos que ajudou a África do Sul? 

No Apartheid o governo segregou a saúde, educação
e outros serviços públicos, fornecendo aos negros
serviços inferiores aos dos brancos
Sabiam que quando a companhia de aviação sul-africana, South African Airways estava proibida de sobrevoar o espaço aéreo dos países vizinhos em direcção à Europa, o Aeroporto Amílcar Cabral, na ilha do Sal, era dos poucos que permitiam que esses aviões pousassem? É verdade. 


Em 1967 o aeroporto no Sal era o ponto de reabastecimento de combustível da frota aérea do regime racial que durou de 1948 a 1994 (46 anos) pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos dos negros (a grande maioria dos habitantes) foram restringidos pelo governo formado pela minoria branca.

Na verdade Cabo Verde ganhou muito economicamente mas ficou com esta mancha no seu histórico. 

Será esta merecida homenagem o suficiente para os nossos irmãos africanos que sofreram tanta discriminação? 



Será que algo tão importante como isso não mereceria um referendo democrático para a sua decisão? 


Leia o que Maguy GonçalvesAbraão Vicente e Tchalé Figueira acham disto. E você, o que acha disto?


  1. Corrijam-me se estiver errada, mas nenhum aeroporto da África do Sul tem o nome de Nelson Mandela apesar de ele ter lutado contra o regime de Aparteid, então porquê Cabo Verde deverá sentir-se culpado e devedor ao ponto de nomear o aeroporto internacional da capital de um país com o nome de Nelson Mandela? Que dessem lá um nome de avenida, por exemplo em vez de Avenida Cidade Lisboa...Avenida Nelson Mandela e, dai varela concordo contigo, já é hr de se começar a fazer referendo democrático antes de tomada de decisões.

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo Dai!vou levar

    ResponderEliminar
  3. A primeira coisa que o governo do MPD tem de fazer quando chegar ao poder é retirar todos os nomes africanos da nossa terra. Em primeiro lugar tirar o nome de Mandela desse aeroporto e depois começar a varrer das nossas ruas esses nomes de Lumbububa, cabral, samora agostinho neto, nukrumah, que nao nos dizem nada culturalmente.

    ResponderEliminar
  4. ESTRANHO...NÃO SEI ONDE ESTAMOS E ONDE VAMOS PARAR.

    ResponderEliminar
  5. ola anonimo também sou de acordo com a retirada do nome de Nelson Mandela do aeroporto da praia porque temos figuras merecedoras de tal distinção mas também não é para tanto pois pessoas como Cabral e Samora etc são ´figuras merecedoras do respeito e da admiração de qualquer africano pelo contributo que eles deram para que africa fosse um continente melhor

    ResponderEliminar
  6. Deskordo kom a atribuicao do nome.

    Na zona de Tchan Dlikrim tem ruas ke nomes ke moradores e kpos. (Rua d'Verdade, Rua Azul, Rua d'Alegria, Rua Larga, Rua d'Kabrit Bedj, Rua Familiar,...)pra la o povo e kem mais ordena.

    ResponderEliminar
  7. Gente, não sejam precipitados no julgamento. Devemos antes analisar qual é o real objectivo do Governo com isso?? Se tratar de um simples reconhecimento de mérito da obra de Nelson Mandela, eu concordo que até poderia ser escolhido outro nome para o aeroporto. Mas pode ser que por detrás disto, veem uma grande vantagem económica, quem sabe?...

    Bom o curioso nisto, é que em curto espaço de tempo o Governo tem atribuido nomes a aeroportos em Cabo verde, um atrás do outro. Se Pedro Pires morrer amanhã (Q Deus d'fendê), de certeza que o nome dele irá para o aeroporto de São Filipe no Fogo.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search