O que aconteceu com Boss AC? | Dai Varela

8 de dezembro de 2011

O que aconteceu com Boss AC?

É mesmo para estar
envergonhado, Boss AC
Para verem que quando um grande artista perde a inspiração começa a produzir porcaria ouçam essas duas criações do rapper crioulo Boss AC. 

Filho de um dos grandes talentos do canto crioulo, Ana Firmino, AC cedo revelou a sua vocação para a música com seu lançamento no mundo discográfico com a participação com duas músicas em 1993 no disco “Rapública”, uma colectânea que reuniu vários rappers em Portugal. 

Em 2005 seu disco, “Ritmo, Amor e Palavras” ultrapassa a marca de platina e em 2006 torna-se o primeiro artista do género a aventura-se a solo nos Coliseus de Lisboa e Porto onde esgotou as salas. No mesmo ano recebe o Globo de Ouro na Gala SIC pela música “Princesa (Beija-me outra vez)”. Em 2007 Boss AC recebe o prémio Jovens Autores, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Autores que reconheceu o seu mérito pela criação de obras originais. 

Agora pergunto, o que aconteceu com toda essa criatividade?






Li kê terra - Boss AC - 2010 by JAY GOMES


Quando pensei que ele não poderia superar-se eis que ele me surpreende com mais uma pérola:





Um gajo que cantou na música “Sempre O Mesmo Boss AC” do álbum Rimar Contra a Maré que “O que sou é o que é o que canto, o que canto sou eu” deve ter cuidado com aquilo que produz. 


Como é possível que alguém que escreveu “Mantém-te Firme”, uma música que quando ouvi pensei que era uma dedicatória para mim, com uma letra poderosa, um momento de inspiração incrível para depois criar músicas de tão fraca qualidade. Vejam só essa letra: 

Mantém-te Firme 

“Não me resta nada, sinto não ter forças para lutar
É como morrer de sede no meio do mar e afogar
Sinto-me isolado com tanta gente á minha volta
Vocês não ouvem o grito da minha revolta
Choro a rir, isto é mais forte do que pensei
Por dentro sou um mendigo que aparenta ser um rei
Não sei do que fujo, a esperança pouca me resta 
É triste ser tão novo e já achar que a vida não presta
As pernas tremem. O tempo passa, sinto cansaço
O vento sopra, ao espelho vejo o fracasso
O dia amanhece, algo me diz para ter cuidado
Vagueio sem destino nem sei se estou acordado
O sorriso escasseia, hoje a tristeza é rainha
Não sei a alma existe mas sei que alguém feriu a minha
Às vezes penso se algum dia serei feliz
Enquanto oiço uma voz dentro de mim que diz.

Mantém-te firme
Quando pensares que não consegues lutar
Que o mundo vai acabar
Ouve a voz dentro de ti
Mantém-te firme
Não te esqueças podes sempre escolher
Ninguém te pode vencer
Usa a força dentro de ti
”. 

Isso sim é cantar! Não estou a dizer que quando me chateio não mando tudo à merd@, mas é com uma razão. Agora estar a fazer música e a dizer obscenidades só porque te faltou uma melhor letra já não é aceitável. Ainda por cima um rapper que tem a “obrigação” de fazer contestação social para estar a produzir músicas que não passam nas rádios não porque é underground mas porque é obscena. Shame on you Boss AC.


  1. Oh, Dai. Desta vez não posso concordar plenamente contigo. "Vamos foder" faz parte de um álbum já antigo. O Boss produziu outras músicas muito interessantes no mesmo álbum. Muitos podem não tomar consciência da música, porque não está mencionado no CD e começa após largos minutos de silêncio que nos levam a crer que o CD acabou (propositadamente, acredito). A letra é mesmo bera, uma porcaria, é certo. Só tesão para vender mais.
    Quanto a "li quê terra", penso que a letra é também de fraquíssima qualidade, mas sou obrigado a aceitar também que é uma dura realidade e que é poesia urbana. A letra não é grande coisa mas tem conteúdo. Agora, quanto à música, é música -tesão de profundo mau gosto. Desculpa lá, Boss, meu amigo.

    ResponderEliminar
  2. "Dai Varela....RESPECT"

    ResponderEliminar
  3. TODO O ARTISTA COMO É NORMAL E DE KUALKER SER HUMANO COMO O É TB TEM OS SEUS MOMENTOS BAIXOS E ALTOS...

    ResponderEliminar
  4. Ya, Neu Lopes as letras são mesmo beras, kanhambras prob.
    Estava a ouvir "Li ke terra" e de repente o Boss AC começa a gritar obscenidades no meu ouvido. Parei e disse WTF?

    Óh Melissa Lourenço o daivarela é um gajo cheio de RESPECT

    Bom, Vanina Da Luz Dias, esse parece ser um momento mesmo baixo do Boss.

    ResponderEliminar
  5. Boss AC me encantou com a sua música, "Sou eu e és Tu" e desde aí passei a ouvir algumas músicas dele, e acredito que ele só está a passar por uma fase não muito boa...fase aliás que qualquer um nessa vida está sujeita, e o Daivarela não está isento disso.
    Força lá Boss AC.

    ResponderEliminar
  6. deveras um te dob bo razão...kes la e musica? e um desrespeito pe kem ek uvil...

    ResponderEliminar
  7. O pior do AC não foi ter feito o li k terra depois de eskrever o "mantei-te" firme, foi de o ter feito depois do "mesti muda" k dizia k tudo esta as avessas! agora Li k terra diz que está tudo na boaa! li k terra!

    ResponderEliminar
  8. Bem neste caso vou ter q discordar de ti.Eu acho q ainda temos muito de bom para ouvir do Boss AC e q as musicas q te referes dizem respeito a fases e a mais nada que isso(tanto q n estão em nenhum album,sendo mais cosideradas brincadeiras q outra coisa).
    E para te "provar" que ele continua cm talento e escrevendo sons bons,vou t deixar aqui um link de um som q vai entrar no cd dele(e q ainda n é a versão final e sendo assim n sei se a sonoridade vai ficar assim ou não):
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uMwygL8B38Y#!

    ResponderEliminar
  9. Na capa do disco está escrito "Parental Advisory Explicit Content", portanto temos de estar preparados para ouvir coisas do género, "Baby vamos foder, não há tempo a perder" :)
    Acompanho o Boss Ac há mais de dez anos e a maturidade artística dele é notável principalmente na qualidade da mensagem que ele quer passar. Portanto ele tem todo o direito de "foder" de vez em quando.
    Vê este single que vai sair em 2012 e delicia-te: http://www.youtube.com/watchv=wqlurzmr5nU&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
  10. @Anónimo
    O clip é este: http://youtu.be/wqlurzmr5nU

    ResponderEliminar
  11. @Anónimo
    Já vi o vídeo mas não me criou muita vontade de ver de novo. Vou esperar pela edição 2012 e ver se há mais novidades melhores
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Day como curioso ou Jornalista deveria perguntar o porque da musica Li ke Terra não ser uma musica promovida pelo boss ac, pela informação que tenho isso foi um "vazamento" de uma brincadeira kel fez, mas mesmo assim essa musica tocou muito e continua a tocar, é so ver o numero de view que a musica tem no youtube.e por fim apresento-te uma letra do Boss Ac - http://www.youtube.com/watch?v=YgG2D4xxLCE

    ResponderEliminar
  13. @Anónimo
    Talvez esta música não foi promovida pela mesma razão que o "Vamos Foder" não foi promovida. Não achas?

    PS: vou ver a música e depois digo qualquer coisa

    ResponderEliminar
  14. Komo e ke "Vamos foder" nao foi promovido se o cd ke o kontem foi um sucesso i premiado, Teria ke ser promovido a parte?? "Li ke terra" a kualidade sonora kom kebras no volume diz tudo brinkadeira.
    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2FTftsg04j0[/youtube]

    ResponderEliminar
  15. Lol, o "Vamos Foder" é do album Ritmo, Amor e Palavras, o tal album que chegou a platina...

    ResponderEliminar
  16. Boss AC foi sempre Boss o problema da inspiração é da crise que se vive em Portugal por isso que ele cantou P da C infelizmente, mas prifiro ouvir ( Deixou-me, Dor de Barriga " pra aqueles que querem dinheiro custa o q custar", Eu tou aqui, Gajo Normal, Rimas da Suadade, Sexta Feira " Praqueles que não tem trabalho ou praqueles que não pagam os salarios dos funcionarios com o PCA de HCV" ) e é por isso que o album é para os amigos

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search