Já pensou na Autonomia de São Vicente hoje? | Dai Varela

14 de dezembro de 2011

Já pensou na Autonomia de São Vicente hoje?

Circula na internet uma petição que propõe a Autonomia Administrativa e Económica da ilha de São Vicente. Para os promotores do manifesto que projectam a criação de um movimento para a regionalização em Cabo Verde esses são os objectivos mais importantes: 
  1. Aproximar os decisores políticos das populações; 
  2. Definir um estatuto político digno para S. Vicente, em consonância com a sua vocação de capital alternativa de Cabo Verde; 
  3. Resolver a crise social, económica e moral crónica que assola a ilha. 
Para além disso, para resolver os problemas crónicos que ela enfrenta, precisa de uma gestão competente com reais poderes políticos administrativos e económicos, situação inexistente actualmente. Por isso propomos: 
  • A sua Dinamização, recriando uma nova elite económica, intelectual e cultural que permita descongestionar a capital e dinamizar o país, criando um segundo pólo aglutinador do desenvolvimento de Cabo Verde. 
  • A exploração conveniente das capacidades e competências políticas existentes na ilha, associada a uma maior proximidade dos decisores políticos às populações 
  • Mais e melhor promoção da ilha e o melhor acompanhamento dos investimento do estado central, nomeadamente no âmbito do Porto e do Aeroporto e das grande infra-estruturas, mais e melhor investimento em politicas urbanas e rurais para a ilha. 
  • Mais e melhor respeito das especificidades culturais da ilha, reconhecendo-se como factor de enriquecimento a diversidade cultural, insular, regional e linguística do país. 
Como sempre os objectivos políticos são os primeiros. A minha questão é em que número é que se baseia para lançar estas ideias. Este movimento tem dados sobre a produção económica/financeira que gera entrada nos cofres do Estado e que posteriormente São Vicente fica prejudicada no momento da redistribuição? 

O que é isso de aproximar os decisores políticos das populações? Querem dizer que o Presidente de Câmara não está tão próximo como irá estar o Governador da Região Autónoma de São Vicente? 

Como é que a Autonomia resolverá a crise social, económica e moral crónica da minha querida ilha? Acaso São Vicente tem capacidade para ser auto-suficiente e que são os outros que não a deixam desenvolver? Se for, então devo estar a viver numa ilha diferente. 

Mas se me apresentarem números de que somos capazes de gerar riqueza e manter uma economia estável e livre dos “outros” que engordam no nosso prato de gemada, então assinarei essa petição e faço publicidade aqui no blog “de grátis”.

E você, acha que São Vicente consegue aguentar como uma Região Autónoma em Cabo Verde?



  1. TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA...

    ResponderEliminar
  2. Afinal, amigo, onde estão os mindelenses com vontade de discutir os problemas da sua terra e os caminhos do futuro, mesmo a partir de soluções de rotura político-administrativa? "Manhã, Deus ta dá" um dia, não dá mais!

    ResponderEliminar
  3. Pois é Zito Azevedo, os mindelenses não parecem muito interessados em discutir os seus problemas. Deves compreender que agora o tema é só onde será a festa, onde emprestar dinheiro para comprar o último modelito de vestuário e quantos dias vão ficar de ressaca.

    É esse o povo que não temos e ainda bem que é lindo e bem-humorado.

    ResponderEliminar
  4. Afinal discute-se a autonomia de São Vicente ou do Mindelo...ou é tudo a mesma coisa??? Fiquei confusa.
    Mas é verdade. Acho que chegou a hora de se emancipar São Vicente do resto do país e seja o que Deus quizer...só assim podem desenvolver...pensar globalmente, agir localmente...é assim mesmo mindelenses, quer dizer sonvicentinos, quer dizer...ah deixem pra lá.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search