Comentário de um louco que não ajuda São Vicente | Dai Varela

17 de dezembro de 2011

Comentário de um louco que não ajuda São Vicente

Se a Constituição da República de Cabo Verde no seu artigo 60º (Liberdade de imprensa) declara que “aos meios de comunicação social (MCS) é assegurada a liberdade e a independência relativamente ao poder político e económico e a sua não sujeição a censura de qualquer espécie”, esses meios tem a obrigação de garantir alguma elevação nas opiniões expressas nos seus comentários. 

Não se pode admitir que num MCS possa encontrar-se comentários como este publicado no Notícias do Norte (www.noticiasdonorte.com) sobre a questão da Autonomia de São Vicente. Vejam só o que escreveu esse louco (sem mudar nem mesmo os seus erros de gramática) e que o site deixou passar:


Maderalzin 2011-12-14 15:00

Vamos todos. Todos os Saovicentinos. Mas tdos,todos de armas na mão a favor da nossa independência. Independência já e imeadiata. Contra os badios marchar, marchar. 

Não sei como é que chegamos a esta situação! Nós somos os mais inteligentes, somos os mais instruidos, somos o coração de Cabo verde. Mas como? Como chegámos a esta situação? Normalmente os mais inteligentes, os mais instruidos nunca deixam ser subjugados. Se se tratasse de um povo ignorante, o que não somos, diria que isto é coisa de "futsera".

Avante! Viva a independência de São Vicente. Contra os badios e a África marchar.

Todos, homens,mulheres e crianças para o Monte o Monte Verde e Mâte Inglês.

Viva São Vicente livre e independente. A luta vai começar para continuar! A Vitória é certa!


Defendo a livre expressão e o confronto de ideias das diversas correntes de opinião mas não defendo que toda bosta que alguém escreva deva ser publicada. 

E nem me falem em censura porque acredito que é preferível apagar um comentário bairrista e que em nada valoriza e promove a identidade da nação caboverdeana do que publicar incitamentos à violência e ódio. 

Comentários como esses não ajudam São Vicente, não ajudam Cabo Verde. Se fosses editor deste jornal deixavas passar este comentário?


  1. noticias do norte ta publica so desgraça!!es ca tem noção!

    ResponderEliminar
  2. Palhassada que 2S (essssss) em vez de cedilha, lol.

    ResponderEliminar
  3. um bairrismo e falta de "knowledge of self" incrivel

    ResponderEliminar
  4. Puro racismo es comentário. Mesmo fatela es facto de badio ka gosta "samapdjudo" e vice-versa

    ResponderEliminar
  5. A liberdade é um bem precioso que não deve ser desbaratado na exteriorização de sentimentos xenófobos ou incitamentos à violencia...Quem odeia não é livre!

    ResponderEliminar
  6. César Schofield Cardoso17 de dezembro de 2011 às 11:24

    ‎Dai Varela essa brincadeira ainda acaba mal!

    ResponderEliminar
  7. Ildo Lobo cantou "quem sta xei di intelectual, ta abri boca mosca ta entrá" é o caso deste aí que perdeu uma boa oportunidade de ficar quieto.

    ResponderEliminar
  8. Agora fiquei em dúvida de qual brincadeira estás a falar, César Schofield Cardoso

    ResponderEliminar
  9. César Schofield Cardoso18 de dezembro de 2011 às 08:48

    Essa brincadeira desse bairrismo exacerbado, que roça a racismo, ignorância e estupidez. Devemos começar a parar com essa onda que umas ilhas são contra as outras.

    ResponderEliminar
  10. Um ta ma mesmo pensament k'bo César Schofield Cardoso ... ja ta na hora d'gent pera kes kosa. Mim ta sinti ate vergonha....

    ResponderEliminar
  11. sim, eu deixaria passar o comentario e depois respondia como tu fizeste; é isso a liberdade de imprensa; deixa o diabo dizer o seu racismo e depois condena-o com argumentos demonstrando que ele nao passa de um diabinho!até porque sao com essas derrapagens que a gente, encontra respostas reflectindo; a catarse tem de ser feita e para o bem e para o mal a liberdade é isso mesmo!

    ResponderEliminar
  12. Ja agora nas ultimas legisltivas durante a campanha o proprio primeiro ministro apelou em rubon manel os caboverdianos do paicv a pegarem em armas, pau, garrafa etc e tal contra aqueles que nao faziam parte da sua familia politica, quer dizer o mpd e os outros. Isto é que é perigoso, pois é um resposnavel politico de primeiro plano a incitar ao odio e à guerra contra o outro; nao é um anonimo sem rosto que nao tem comida para a barriga e que anda apenas a espantar o seu mal que deve ser apontado com o dedo mas os resposnaveis politicos como esse discurso odioso do chefe do governo.

    ResponderEliminar
  13. O jornalismo online (entre aspas porque de jornalismo há muito pouco)em Cabo Verde em vez de promover a democracia, a liberdade, a cidadania e, principalmente, o fim das zonas de sombra, pois permite que de qualquer lugar cheguem informações a tempo, promoveu a falta de respeito, o anonimato covarde, a falta de qualidade e violou todos os preceitos e objectivos do jornalismo. A prova de que em Cabo Verde tudo é tomado em sentido contrário é o próprio comentário desse anónimo, claro... O espertinho manda África àquela parte, mas gostaria de o ver num aeroporto europeu... será que vai dizer que é norueguês.. e o nariz?

    O pior em Cabo Verde é que o pessoal é bom naquilo que não entende. Leio um comentário aqui, de um anónimo claro, que diz que publicava e depois respondia. Deve pensar que isso é jornalismo. É triste meu caro, mas é o país dos armados em espertos que temos.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search