Eu já votei nele | Dai Varela

4 de novembro de 2011

Eu já votei nele

Pedro Pires
A Revista Forbes África já publicou a lista dos cinco concorrentes ao “Prémio Personalidade do Ano 2011”. Entre os nomeados está o antigo Presidente da República, Pedro Verona Pires e eu já votei nele. 

Uma das razões do meu voto é que este prémio pretende distinguir o “indivíduo que, para o melhor ou pior, tenha tido a maior influência nos eventos sobre este ano que finda”, como se pode ler na página oficial da Forbes África. A “escolha do público” representa 25 porcento do peso nos critérios de nomeação e se ele está lá nomeado o melhor que pode acontecer a Cabo Verde é que ganhe.


Neste momento Pedro Pires encontra-se na terceira posição na preferência dos votantes com 388 votos, o que representa 7,29 porcento. Recentemente Pedro Pires foi o vencedor do prémio Ibrahim que reconhece e premeia a excelência na liderança africana. O prémio é atribuído a um ex-Chefe de Estado de um governo africano eleito democraticamente, que tenha cumprido o seu mandato constitucionalmente definido e cessado funções nos últimos três anos. O Prémio Ibrahim consiste em 5 milhões de dólares, entregues ao longo de 10 anos e mais 200.000 dólares por ano, até ao fim da vida.


Nomeados pela Forbes África 2011  
Até agora a lista é comandada por Wangari Maathai (3825 votos), uma activista política do meio-ambiente queniana. Foi a primeira mulher africana a receber, em 2004, o Prémio Nobel da Paz. Em segundo lugar por enquanto está Aliko Dangote (514 votos), um empresário nigeriano e a pessoa mais rica do continente africano, com uma fortuna estimada em 13.8 bilhões de dólares segundo a revista Forbes de 2011. 

Na quarta posição está Ellen Johnson Sirleaf (333 votos), a presidente da Libéria, que venceu as eleições presidenciais de 8 de Novembro de 2005, nas quais derrotou o outro principal candidato, o ex-jogador de futebol George Weah. Em último lugar está Sanusi Lamido Sanusi (263 votos), Governador do Banco Central da Nigéria que já foi reconhecido com o prémio global para Governador do Banco Central do Ano, bem como para Governador do Banco Central do Ano para a África. A revista TIME também listou Sanusi em sua lista de “TIMES 100” como uma das pessoas mais influentes de 2011. 


A votação já fechou e o resultado será anunciado a 30 de Novembro: http://forbesafrica.com/personoftheyear/ 

Porque é que não votarias nele?


  1. Dai por todo o amor e admiração que nutro pelo nosso PP, não vou votar nele. Por simples razão, o facto dele estar a anos luz dessas pessoas.

    ResponderEliminar
  2. É uma opção Jorge - badiu, apesar dos pesares gosto quando um crioulo se destaca

    ResponderEliminar
  3. Jorge - badiu é por isso que as vezes acredito na pequenez da mente dos cabo-verdianos. Comparar não dá mesmo porque cada um trabalha nas condições que melhor tiver, nos problemas que tiver, e na mwlhor solução encontrarem para o resolver. Para o bem ou para o mal Cabo Verde não tem um terço dos problemas que existem nos países dos outros nomeados. Eu também já votei nele e acho sensato que no mínimo é que cada país avalie aquilo que têm a avaliar; mas nós como bons cabo-verdianos que somos, ou deveríamos ser poderíamos, pelo menos uma vez unirmos para votar em um cabo-verdiano, só para variar um pouco as coisas.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search