Jovens empresários lançam inovador software de gestão escolar | Dai Varela

9 de janeiro de 2011

Jovens empresários lançam inovador software de gestão escolar

A nova empresa de soluções informáticas, VirtualSoft Design, acaba de lançar no mercado caboverdeano um inovador sistema de gestão escolar, de nome Gescolar Profissional. Procurando aliar a simplicidade das funções, com um programa completo de administração dos estabelecimentos de ensino, o Gescolar já encontrou o seu primeiro cliente e por isso fui conversar com os seus criadores.


A Equipa e o Programa Gescolar
Valter Brito - Danielson Rocha - Vassili Rodrigues
Formada por uma equipa de jovens empreendedores – Danielson Rocha de 27 anos e Valter Brito de 23 anos, na programação informática e Vassili Rodrigues de 24 anos, no design – a empresa tem vindo a desenvolver outros projectos mas a Gescolar é aquela que os seus criadores pretendem tornar na sua grande aposta para conquistar o mercado interno. 

Desenvolvido num espaço de três meses e meio, o Gescolar é um trabalho de equipa com as tarefas divididas entre todos os membros, que nasceu da identificação da necessidade das escolas em ter um sistema de administração, mais eficiente e seguro, como nos conta Danielson. “As escolas tem vindo a trabalhar a sua gestão completamente no papel, de forma rudimentar, durante muitos anos e era preciso criar um sistema informático que fosse uma alternativa. Decidimos criar um projecto que iria inovar a gerência escolar.”

Utilidades e Vantagens do Gescolar
Segundo Danielson, a equipa procurou criar um programa de fácil interacção, multitarefas mas que fosse simples de trabalhar. “Nosso software fornece opções mais amplas na área de gestão escolar. O Gescolar permite fazer a inscrição do aluno, sua matrícula, cadastrar professores e fazer a sua distribuição por turmas. É possível ao docente atribuir a nota mesmo no programa. O mais importante é que permite gerar um documento em tempo real, por exemplo, um certificado ou diploma.”

O Primeiro Cliente do Software
Com a empresa numa fase inicial, a VirtualSoft Design quer montar as bases e estabelecer os contactos para ganhar uma grande adesão das escolas com este novo produto. “Inicialmente estamos trabalhando com a Escola Académica do Mindelo [Escola Secundária Privada]. É o nosso primeiro cliente do software. Até agora é a única que já aderiu ao Gescolar. Estamos na fase de instalação da aplicação”, explica-nos Danielson, que fala das vantagens de optar-se pelo Gescolar. “Quem escolher nosso programa receberá um pacote completo: o próprio programa, a sua instalação e um acompanhamento técnico que inclui a formação dos funcionários”.

Conheça a empresa VirtualSoft Design


Publicada (também) no jornal NhaTerra Online



  1. Excelente projeto, realmente as escolas de Cabo Verde precisam entrar no novo milénio em força com as novas tecnologias.

    Por enquanto, só as escolas secundárias do Palmarejo e Jorge Barbos estão totalmente informatizados, desde o ambiente sala de aula até elaboração de notas.

    Com mais este projeto inovador destes jovens poderemos chegar lá com rapidez e eficiência. Por favor Ministério da Educação dêm uma oportunidade a estes jovens de implementar este magnífico projeto, se não nas secundárias, que seja no ensino básico.

    Parabéns e sucessos a estes magníficos jovens

    ResponderEliminar
  2. Um excelente projecto para as escolas de Cabo Verde, é de projectos como estes que presisamos para o nosso ensino, espero que os jovens que estão a lançar este sofware venham a ter o apoio que necessitam , e que as escolas tanto publica como privada venham a aderir a este projecto

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a esses jovens empreendedores.

    Cabo Verde, precisa cada vez mais de inovações na área de Educação, e são esses jovens inovadores e empreendedores, que precisamos para melhorar as nossas tecnologias. E sem duvida que motiva os restantes jovens/estudantes, para o melhor desempenho escolar.

    Sucessos,

    ResponderEliminar
  4. Desde quero agradecer a nhaterra Online pela publicação dessa matéria e também acrescentar dizendo que este é o tipo de projecto que certamente nos conduzira para um futuro melhor nos sistemas escolares. A muito tempo que Cabo Verde precisava de um sistema flexível que poderia fazer a gestão das escolas secundarias em todas as sua vertentes, cadastro, inscrição e matricula de alunos, cadastro de professores e disciplinas em que os professores leccionam, distribuição dos alunos e professores nas turmas, controle de horários, controle de marcação de teste, sistema de atribuição de notas para cada professor, sistema automático que possibilita gerar folhas de Excel desenvolvido pelo ministério de educação para calcular notas, sistema automático para extrair notas dadas pelos professores nas folhas de Excel para o programa GesColar que de seguida serão arquivados no banco de dados, sistema de controle de pedidos de documentação e extracção de documentos com certificados ou historial em tempo real, controle (Stock) entrada e saída de equipamentos e materiais escolares etc.
    O sistema é toda ela parametrizado permitindo assim cadastrar ano lectivo, ano escolar, ciclos, disciplinas, semestres, testes de avaliaçaõ, tipos de documentos e muito mais ou seja é um sistema que esta pronto para qualquer eventuais mudança do sistema de ensino secundário.

    ResponderEliminar
  5. Sendo amigo pessoal do Valter Brito e estando neste momento a usufruir dos seus conhecimemtos, habilidade, mestria e inspiração nesta área que tão bem domina, não podia deixar de dar os parabéns à equipe e fazer votos de muitos sucessos pela vida fora.

    Paló

    Lisboa, 17 de Março 2010

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez mtos parabéns a esses rapazes(futuros B. GATES de CV) !!! Estou surpreso de certa forma por esta grande noticia transmitida pelo o meu amigo Paló, notica essa de um grande valor . sim sr. confesso que fiquei mto contente porque com esta inovação este país ,consequentemente vai andando para frente e precisamos cada vez mais de novas inovaçoes para seguir-mos em frente.
    Força Dany e equipe mtos sucessos pá!!!!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela vossa atitude, capacidade, esforço e coragem!
    Atitudes como essas incentivam e encorajam a nós estudantes.
    Assim como eu, tenho a certesa que muitos se orgulham de termos jovens como vocês com essas capacidades e inteligência no nosso país

    ResponderEliminar
  8. Fabricio Évora Pires9 de janeiro de 2011 às 16:19

    Muito bom rapazes. Continuam, estão num bom caminho.
    O que mais vos desejo é força e muita raça.

    ResponderEliminar
  9. De Boca Aberto
    Cabo Verde 'e um Pais onde se encontra de tudo um pouco mas como nao estou aqui para falar de cv vou direto ao assunto este site tem de tudo um pouco, voces estao de parabens e vai um parabens especial para o meu amigo Valter que sempre teve capacidades alem do normal nesse ramo espero que cada dia que passa as ideias tornam mais diabolicas e que os seus caminhos seja sempre ascendente. Peace and love

    ResponderEliminar
  10. De parabéns
    Gostaria de parabenizar ao Danielson e os seus colegas pela excelente iniciativa e pelo projecto, que acredito, venha a melhorar coosideravelmente o nosso panorama educativo.

    ResponderEliminar
  11. Sensacional! O software, como vocês explicaram, é extremamente bom para as escolas, espero que elas se optêm pelo GESCOLAR e eliminem de vez o amontoado de papeis nas secretarias e arquivos escolares. É inconsebível o tempo que um ex-aluno ou aluno espera para receber um documento antes solicitado, aida por cima as vezes é recebido com erros de diversos ordens.
    Desejo sucessos e muitas felicidades para "maltas" de VirtualSoft Disign e que venham mais Soft´s deste tipo.
    Força, espero comentar o próximo.

    ResponderEliminar
  12. José Évora (Dercy)9 de janeiro de 2011 às 16:21

    Muito bom rapazes! ;)
    bem, eu começo assim:

    citando o Sr. Airton Ferreira
    "espero que cada dia que passa as ideias tornam mais diabolicas "

    ahahah adorei esta parte! Eu tb desejo exatamente isso! ^^


    Agora a sério:

    É muito bom ver colegagas meus agarrados ao que gostam e evoluíndo imenso no que sabem fazer! É muito gratificante saber que pessoas tão simples e humildes tenham tanto talento e força de vontade para fazerem um projecto tão necessário e inovador como este!(e muitos q hão de vir!)
    Por outro lado quero ver e estar informado sempre de como se desenrolam as coisas pois num país como cabo verde as inovações são difíceis de implementar devido à 'preguiça colectiva' da população e à inércia dos responsáveis pelas mudanças dentro das instituições! Mas acredito que o modo de mudar isso é precisamente com sangue novo e nova visão. É com jovens como o Dany o Vavá e o Vassi q vamos lá! Quem déra a nós termos mais mentes como as deles...que não ficam parados e vão atráz de soluções para os nossos problemas. Já sei que não vai ser fácil conseguirem q muitas escolas adiram ao vosso projecto, mas desejo q consiguam um máximo de participantes!

    A quem esteja a ler isto e que seja o "manda-chuva" de alguma instituição escolar cabo-verdiana eu peço muito directamente que dê uma oportunidade a estes jovens de mostrarem o seu software! Não numa prespectiva de sómente ajudarem estes jovens mas como uma importante e necessária mudança no modo de operar das escolas e instituições de ensino. Para uma melhor, mais rápida e mais fácil resposta às demandas do "mercado" de ensino de Cabo Verde.

    Obrigado e sucesso rapazes ;)

    ResponderEliminar
  13. Parabens maltas, é prob quel lá faze contse man, Vá ma Vacy um te orgulhos de bsot nhes camarada força lá. Algo que sem duvida tem bem enova pela positiva a gestao escular. Força e tud de bom.

    ResponderEliminar
  14. TEAM JEAN PIAGET
    Muito bem Valter e Dani. Eu sei que são capazes de fazer softwares de qualidade e que irão logo em breve desenvolver aplicativos para todas as áreas que precisam.
    É disso que precisamos em CV.

    ResponderEliminar
  15. Antes de mais, PARABENS...
    ORGULHO de ver meus colegas da Escola Tecnica num excelente projeto, que tenham futuro e sucesso, PARABENS.
    VIVA a PESSOAL DE Electricidade/Elactrónica...e viva aos jovens que buscam inovar.

    ResponderEliminar
  16. PARA TI MEU GRANDE AMIGO/COMPADRE VALTER
    Hoje, torna-se um dia especial, Quando você está realmente no seu caminho, Para reunir todos os conhecimentos adquiridos Cada momento gasto tão sabiamente emoldurado, Desejamos-lhe sorte em tudo que você faz Com tudo o que é bom e certo para você Para aproveitar o dia com toda a sua potência Realizações de todas as horas Cada dia uma nova estrada que você vê
    Para trazê-lo de conhecimentos constantemente Saiba que você tem feito o seu melhor Proud que você atingiu sua busca Então, neste dia de luz perfeita Vemos o brilho tão brilhante E há um mundo para você ver Um lugar que mantém você sagradamente.Parabéns Este é apenas o começo
    do caminho brilhante que é preenchido com as suas
    esperanças e sonhos.
    Força Valter.

    ResponderEliminar
  17. Continuação
    Agradeço desde já pela Nhaterra Online que nos deu essa oportunidade de apresentar o nosso produto.

    Esse produto posso dizer que, ira facilitar muito nas escolas tanto privadas como também públicas.

    E vem mais a caminho...

    ResponderEliminar
  18. Parabéns à vossa equipe.É disso que São Vicente(e Cabo Verde inteiro)precisa, de jovens atentos e que saibam aplicar o seu conhecimento em coisas úteis.Pois é, a Educação é uma área que precisa deste tipo de software, que permita a prestação de certos serviços com mais rapidez e com qualidade.Basta dessa demora em receber uma simples declaração e etc., nas secretarias!Vejam o exemplo da Casa do Cidadão, poder obter um documento em menos de 5mn, é disso que precisamos.Num país onde a borocracia é muita, precisamos de mais eficiência e eficácia.Força e sucessos!

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search