Capoeira com Sabor Crioulo na Espanha | Dai Varela

8 de setembro de 2010

Capoeira com Sabor Crioulo na Espanha

GRADUADO Énio Martins
Énio Delgado Martins, Graduado em Capoeira, m’nine d’Soncent, tem vinte e quatro anos e ensina Capoeira na Catalunha (Espanha). Aprendiz dessa arte com o Mestre Carlos Xexéu, no Mindelo, partiu de Cabo Verde à procura do sonho de terra longe e agora no Ginásio de Taradell instrui alunos numa roda de Capoeira que têm muita vivência criola.

Primeiro contacto com a Capoeira
Fui estudante na Escola Técnica do Mindelo (EICM), a primeira Escola de Cabo Verde a inserir a Capoeira como uma modalidade física através do Mestre Xexéu. Esse trabalho no EICM era muito bom, apesar de centra-se mais no lado educacional do que no aspecto físico mas a parte física foi o suficiente para despertar-me o interesse pela Capoeira no seu todo.

EICM - São Vicente
Do Ginásio da EICM para a Academia do Mestre Carlos Xexéu
Esse contacto com a modalidade foi-me facilitado pelo Mestre que permitiu-nos frequentar a sua Academia aonde vinha desenvolvendo um bom trabalho de Capoeira e foi lá que entrei em contacto com alunos mais experientes. Passei a ser também aluno da Associação de Capoeira Liberdade Expressão (ACLE), treinando muito e adquirindo novos conhecimentos. Com isso vieram as graduações e também as responsabilidades.

Jogando uma Capoeira mais madura e inteligente
Através de muito treino e dedicação a evolução ocorre naturalmente. Tive contactos com Mestres e Professores de Capoeira de diversos estilos e de outras linhagens em eventos proporcionados pela ACLE. São novas formas de pensar e de agir que ajudaram no meu crescimento e ainda em Cabo Verde tornei-me aluno Graduado pela ACLE através do Instrutor Djé que é hoje o responsável pela Capoeira em São Vicente, visto que meu Mestre já tinha-se retirado.

Ensinado Capoeira na Espanha
Énio jogando Capoeira na Espanha
Quando vim de Cabo Verde, visitei as várias Academias na Catalunha, jogando em diferentes rodas de Capoeira para compreender como ela é vivida aqui e o que ela significa para eles. Percebi que a visão da Capoeira é totalmente diferente daquela que temos na nossa terra. Por exemplo, para a maioria dos alunos ela é só um desporto onde apreende-se os movimentos. O lado dos fundamentos, hierarquia ou filosofia não é importante. Claro que há excepções.

Através de contactos consegui iniciar as aulas e estou há quatro meses desenvolvendo um trabalho de Capoeira num ginásio na zona de Taradell, que é uma região com cerca de cinco mil habitantes. Esse trabalho é feito com o suporte da ACLE em Cabo Verde.

Capoeiristas de Cabo Verde para o mundo
Esta experiência no exterior tem sido muito boa e hoje tenho a certeza de que o Mestre Carlos Xexéu formou capoeiristas para o mundo e não só para Cabo Verde. E mais, nós nos destacamos aqui fora pela positiva. Por causa da minha postura dentro da Capoeira e também fora da roda, sinto que sou respeitado pelos outros praticantes e seus alunos. Isso tudo aumenta a minha vontade de ver meus colegas que são cheios de potencial na nossa terra em intercâmbios internacionais a jogar Capoeira, destacando-se e fazendo a diferença. A Capoeira em Cabo Verde, junto com a ACLE está num patamar que duvido se a nossa sociedade tem consciência disso.

É preciso intercâmbios internacionais
Nesse momento o meu maior projecto é manter os meus alunos, crescermos juntos e fazê-los entender o que é a Capoeira. Sei que para isso precisarei da ajuda dos meus colegas em Cabo Verde, bem como do Instrutor Djé. Espero também conseguir trazer capoeiristas para eventos de Capoeira realizados por mim e não só pois acredito que esta é uma das melhores formas de desenvolverem.

Um SHALOM pe tud maltas lá ne Cabo Verde.


Publicada (também) no Jornal Nha Terra Online
  1. força priminho, assim prob,cada vez mdjor... bjs gd

    ResponderEliminar
  2. António Jorge Gomes D’Almeida8 de setembro de 2010 às 12:51

    É assim mesmo, na vida assim como na capoeira é preciso gingar e esquivar sempre, estar atento para não ser derrubado mas acima de tudo estar atento para oportunidades de contra-ataque. Foi isso que vemos aqui. Um jovem que lutou para estar onde está, sabendo aproveitar sua oportunidade e acima de tudo, sabendo desfrutar dela e proporcioná-la a outras pessoas. Um exemplo de luta pela felicidade e sucesso. Nosso país tem um imenso potencial, e há que saber explorá-la melhor e dar mais oportunidades aos nossos!
    Deus bençuób nhe prime!!!

    ResponderEliminar
  3. Gersey Canadi Neves lima8 de setembro de 2010 às 12:52

    Parabens camarada estou muito orgulhoso de vc acredito que todos os capoeiristas de Cabo Verde em geral tambem .Boa continua e mostra a gimga criola.De bo amig Dje

    ResponderEliminar
  4. oi "nhunhu", é assim mesmo que deve ser. nao adianta apender so para nos mesmos, é importante saber transmiti-los aos outros. e com o carisma e empenho que tens tenho a certeza que estas fazendo um optimo trabalho. como prima e amiga estou muito orgulhosa de ti.
    força, continua sempre
    bjinhos, se cuida
    mim e dod na bo

    ResponderEliminar
  5. Maria do Rosario de Fatima Del8 de setembro de 2010 às 13:14

    Deus tem proteje eu estou muito orgulhose de voce muitos parabems da sua mae

    ResponderEliminar
  6. Maria do Rosario de Fatima Del8 de setembro de 2010 às 13:14

    Deus tem proteje eu estou muito orgulhose de voce muitos parabems da sua mae

    ResponderEliminar
  7. Maria do Rasrio de Fatima Delg8 de setembro de 2010 às 13:16

    parabens meu filho eu seio que voce e capaje de mostrar que eje um bom capoeirista C. Verdiano um beijo da sua mae que tem amo muito Força

    ResponderEliminar
  8. Parabens Amigão, que seja só o começo de uma grande etapa da tua vida. Tu mereces. um beijão e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  9. contente de oia bo talente nhunhu. um te desejob ctheu sucesso .continua sempre t credita q bo t consegui mostra bo talente.deus t bemçuob.bjs dnb

    ResponderEliminar
  10. Nha Brother um gosta de oibe manera bo te que traboi la um incentive pa tude maltas capoeira li na terra SHALOM E PARABENS

    ResponderEliminar
  11. Mano, confesso que estou emocionado com as tuas palavras, e da forma que estás a encarar as tuas responsabilidades de aluno graduado. Mas o que esta realmente a me arrepiar é a forma digna e com todo o mérito de que estas a elevar o nome de Cabo Verde na Diáspora com a nossa arte capoeira.
    continua mostrando o quanto somos capazes de fazer acontecer.
    força!
    Andy Ramos

    ResponderEliminar
  12. Que Deus te abençoe.
    Olá Enio! é isso aí! fico feliz por vc, que o Senhor Jesus te abençoe e tudo der certo na sua vida.
    Amigo Carlos.

    ResponderEliminar
  13. boa broda.
    brother ......é mt bom ver amigos a crescer me sinto orgulhoso de fazer parte desse crescimento pq como se diz "nos ê menin de mesmo tcheker"
    sucesso broda um te kerdita na bo e na bo potencial

    ResponderEliminar
  14. António Jorge Gomes D’Almeida8 de setembro de 2010 às 13:27

    e parabéns tb pa Day é q escreve ess matéria!!!
    Mais um vez Deus Bençuob e companhob nhe prime!!!
    dod na bo irmao!

    ResponderEliminar
  15. Anilda cristina ... Suecia8 de setembro de 2010 às 13:27

    Nhunhu ... estou muito contente com o teu desenpenho voce vai longe amigo, se sentir dificuldade estamos em todo lado é so ligar... passa rasteira em todas as barreiras uma chapa nas dificuldades... a capoeira tem sido a união de varias culturas e religiões senda na alegria, a danca, musica e um amigo dentro da roda
    um forte abraco ... Shalom

    ResponderEliminar
  16. ... parabens pelo seu trabalho e dedicasão...passa um rasteira nas barreiras e dificuldade que atrapalham ... os resultados são sempre possitivos cabeca semprel evantadae e pé firme no chão
    um grande abraco
    shalom

    ResponderEliminar
  17. boa nhunhu.
    é prop essim,continua te mostra valor dum cabverdean.
    1 te orgulhosa de bo amig

    ResponderEliminar
  18. ah rapaz...... quem tava dze q bo tava tchega li unde q bo ta hoje, bo ta lembra maneraq mim bo e alexon na EICM manera q no tava brinca q capoeira..... moss ja la vai os tempos lindos pá, sab pa psu e bo ta lembra quel finta cun da dje kel dia na ginasio na madeiralzinho cond un dal kel pe na cara, moss.................... so tempo sab man, un dia no tita ba pta un play ok? guardam un lugar la, e man FORÇA SEMPRE, ok?

    ResponderEliminar
  19. PARABENS POR ESTAR A REPRESENTAR A ACLE NA ESPANHA. POWER BROTHER QUE DEUS TE ACOMPANHOBE

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search